sábado, 26 de novembro de 2011

CRMV RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 493

SEMANA 19/11/2011 A 25/11/2011

RESPONSABILIDADE SOCIAL
CRMV-RS entrega doações ao Lar Santo Antonio dos Excepcionais

“Ao contribuir e auxiliar entidades filantrópicas, também cumprimos com o nosso dever”, ressaltou o presidente do CRMV-RS Rodrigo Lorenzoni ao visitar o Lar Santo Antonio dos Excepcionais, na tarde de quinta-feira (24). A reunião, com o presidente da entidade Edison Pontes Magalhães, foi realizada com o propósito de entregar 46kg de alimentos não-perecíveis arrecadados, como forma de inscrição, na palestra sobre Leishmaniose Visceral Canina, ministrada dia 17, no auditório do CRMV-RS. O Lar Santo Antonio dos Excepcionais atende crianças, adolescentes e adultos portadores de lesão cerebral grave ou profunda, encaminhadas através dos Consehos Tutelares e Poder Público. Interessados em doar podem entrar em contato pelo site www.larsantoantonio.com.br.

SAÚDE PÚBLICA
CRMVs lançam segundo volume do manual de zoonoses

Durante a primeira Sessão Plenária da nova diretoria do CRMV-RS, realizada no dia 16, os CRMVs dos três estados da Região Sul fizeram o lançamento oficial do segundo volume do Manual de Zoonoses. A nova edição do manual foi coordenada pelo CRMV-RS e reúne artigos sobre diagnóstico, tratamento e prevenção de nove zoonoses. Doença de Chagas, Giardíase, Hantavirose, Listeriose, Dermatofitose, Cisticercose, Escherichia coli e Clostridiose Alimentar (C. botulinum e C. perfringens) são apresentadas por profissionais dos três estados. Presidentes dos CRMVs dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e os membros da comissão organizadora do manual também prestigiaram o evento. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente aos médicos-veterinários. Em 2009, o primeiro volume tratou de outras dez doenças e foi organizado pelo CRMV-PR. Além disso, o programa criado pelos CRMVs da Região Sul mantém o site www.zoonoses.org.br , onde todo o conteúdo dos livros está disponível, além de atualizações a respeito do tema.

GESTÃO
Sovergs empossa nova diretoria

A Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (Sovergs) realizou no dia 16 a posse festiva da nova gestão 2011/2014 que será presidida pela médica-veterinária Rosane Maia Machado. Na oportunidade foram empossados os membros da diretoria e conselheiros consultivos e fiscais, em cerimônia conjunta com CRMV/RS. Rosane, durante seu discurso, comemorou a escolha da Sovergs para ser a entidade realizadora do Conbravet 2014. A presidente acredita na força da união dos médicos-veterinários e de suas entidades para a realização de outros eventos. A nova diretoria, eleita no dia 31 de outubro assumiu oficialmente no dia 10 de novembro, em reunião realizada sob a coordenação da presidente da gestão 2008/2011, a médica-veterinária Marilisa da Costa Petry. Na ocasião foi apresentado o Relatório de Atividades da Gestão e aprovada a prestação de contas.

ELEIÇÃO
Simvet/RS elege nova diretoria dia 07 de dezembro
O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado Rio Grande do Sul (Simvet/RS) convoca todos os seus sindicalizados para elição da nova diretoria gestão 2012/2015, que será realizada dia 07 de dezembro. Para o voto presencial, os profissionais devem comparece na sede do Simvet (Rua Ramiro Barcelos 1793/603, Porto Alegre) até às 15h. A Comissão Eleitoral, presidida pelo médico-veterinário José Pedro Soares Martins, já encaminhou correspondência para todos os médicos-veterinários que poderão manifestar seu voto por correspondência, postados nas agêcias dos Correios. São eleitores todos os médicos-veterinários em dia com a contribuição sindical de 2011. Mais informações no site www.simvetrs.com.br.

FISCALIZAÇÃO
Operação Verão da Secretaria da Agricultura começa dia 15 de dezembro
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio anunciou para o próximo dia 15 o início da Operação Verão, que se realizará até o começo do mês de março, com atuação prevista para o Litoral Norte e Litoral Sul. Serão integradas na equipe, em sistema de rodízio, 23 médicos veterinários e 29 técnicos administrativos, que contarão com o apoio da Brigada Militar. As equipes realizarão barreiras sanitárias no litoral, bem como fiscalizarão propriedades rurais e estabelecimentos comerciais suspeitos de realizarem abate clandestino ou comércio irregular de produtos. O objetivo da Operação, que se realiza pelo décimo segundo ano consecutivo, é evitar que sejam comercializados no litoral produtos de má qualidade ou sem as condições sanitárias mínimas.

LITERATURA
Veterinários criam manual de diagnóstico laboratorial
Foi com o objetivo de auxiliar ao alunos de Medicina Veterinária e iteressados em diagnóstico laboratorial, que professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) elaboraram uma manual prático. A obra “Diagnóstico Laboratorial em Protozoologia” foi escrita pelos médicos-veterinários Flávio Antônio Pacheco de Araujo, Cristina Germani Fialho e Mariana Caetano Teixeira. O livro relata as medidas de segurança que devem ser adotadas para o trabalho com protozoários patogênicos. Além disso, traz uma descrição detalhada das principais técnicas coprológicas, hematológicas e sorológicas de diagnóstico em Protozoologia, ilustrado com tabelas, gráficos e fotomicrografias dos principais protozoários. Os interessados em adquir a publicação podem entrar em contaro com o Laboratório de Protozoologia da Faculdade de Veterinária da UFGRS pelo telefone (51) 3308-6131 ou e-mail faraujo@ufrgs.br .

CAPACITAÇÃO
Anclivepa-RS promove curso sobre doenças corneanas
A comissão de transição para a administração da Anclivepa-RS convida todos os médicos-veterinários a participarem da Noite da Especialidade – Atualização em Doenças Corneanas que acontecerá na próxima terça-feira (29) às 20h, no Auditório do CRMV-RS. A equipe de transição é composta pelos médicos-veterinários Paulo Ricardo Dreyssig, Elisandra Pezzeta, Vera Lúcia Machado, Maria do Carmo Siqueira, e Alberto André Ribeiro Silva. Mais informações no site www.anclivepa-rs.com.br.

VACINAÇÃO
Erradicação da aftosa é prioritária para Conselho Agropecuário do Sul
A erradicação da febre aftosa é prioritária para os países que formam o Conselho Agropecuário do Sul (CAS). A declaração foi assinada pelos ministros Julián Domínguez (Argentina), Nemesia Achacollo (Bolívia), Mendes Ribeiro Filho (Brasil), José Antonio Galilea (Chile), além do vice-ministro de Agricultura do Uruguai, Daniel Garín, e do diretor Planejamento Rural do Ministério da Agricultura (Paraguai), Pánfilo Alberto Ortiz, na quarta-feira (23). Os ministros e seus representantes participam da 21ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Brasília. Os integrantes do Conselho reiteraram o apoio de recursos técnicos e financeiros suficientes necessários para que o Paraguai supere satisfatoriamente a situação e recupere a condição de livre de febre aftosa com vacinação. Na ocasião, o ministro Mendes Ribeiro declarou que as enfermidades, em especial a febre aftosa, não reconhecem fronteiras e colocam em risco toda a região.

ALIMENTAÇÃO
Brasil e China garantem aumento da produção de carnes em 2011, diz FAO
Pelas últimas projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 2011 a produção mundial de carnes deve ficar em torno dos 295 milhões de toneladas. O volume previsto é pouco mais de 1% superior ao registrado em 2010, mas corresponde apenas à metade do aumento ocorrido de 2009 e 2010 e é justificado pela FAO como decorrência da conjunção de vários fatores negativos, principalmente secas, doenças animais e baixa rentabilidade na comercialização. De acordo com a FAO, mais de três quartos do volume adicional registrado em 2011 são procedentes do Brasil e da China, responsáveis por cerca de 40% do suprimento mundial de carnes. Os números da FAO mostram que a expansão na produção mundial de carnes vem sendo sustentada sobretudo pela avicultura. Já no comércio internacional, a carne avícola, embora permanecendo como o produto mais negociado, vem tendo evolução menor que a da carne suína.



PESQUISA
UFRJ detém patente da primeira vacina contra leishmaniose visceral canina
Se depender dos pesquisadores do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a leishmaniose canina está com os dias contados. A primeira vacina contra a leishmaniose canina é brasileira e, por seus efeitos consolidados, acaba de ter aprovada a licença definitiva. Elaborada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), ela protege de 95% a 99% dos cães vacinados, mostrando eficácia vacinal de 76% a 80%. Por esses resultados, trata-se de uma significativa contribuição para a erradicação da doença, defendem os pesquisadores.

INSPEÇÃO
Deputado discute a criação de um programa de fiscalização sanitária para o Estado
O deputado federal Jerônimo Goergen (PP), ao apresentar emendas ao Plano Plurianual da União (PPA), destacou proposta para a criação de Centro de Inteligência e Formação em Defesa Agropecuária, para implantação no Rio Grande do Sul. A intenção do parlamentar é efetivar um programa permanente de fiscalização sanitária, tendo em vista a localização do Estado perante o Mercosul, onde exportações e importações de produtos agropecuários são de grande monta e carecem de fiscalização adequada. O programa também tem o objetivo de reestruturar, implementar e coordenar o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) para ampliar o alcance e a abrangência dos serviços em todo o país. O deputado Jerônimo apresentou a proposta ao Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa). A emenda ao PPA prevê recursos da ordem de R$ 50 milhões.

CURSOS E EVENTOS

15º Seminário de Bovinocultura de Leite, dia 30/11, em Alegrete (RS). Informações: Emater/RS e Prefeitura Municipal de Alegrete.

Curso Auditoria e Qualificação de Fornecedores no Setor de Alimentos, dia 30/11, às 8h, em Porto Alegre (RS). Realização: Agroqualitá. Informações: 51 8162 3901 e contato@agroqualita.com.br.

Noite de Estudos da Conservação e Reabilitação da Fauna, dia 1º/12, em Porto Alegre (RS). Informações: preservas@gmail.com.

Processo Seletivo Pós-Gradução Unipampa – Bioquímica, Ciência Animal, Ciências Biológicas, Engenharia e Engenharia Elétrica. Inscrições até 1º/12. Informações: 55 3421 8404 e propg@unipampa.edu.br

Curso de Transferência de Embriões em Equinos, dia 1º a 03/12, no Hospital Veterinário Jockey, em Porto Alegre. Informações: 51 9242 1338 e escobar_219@hotmail.com.

I Curso Teórico-Prático de Anestesia a Campo em Equinos, dias 02 e 03/12, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 8065 ou lafa.ufrgs@gmail.com.

Simpósio de Podiatria e Ferrageamento de Cavalos, dias 03 e 04/12, em Curitiba (PR). Informações: 41 3667 7077 ou www.palmilhaese.com.br.

Curso de Adestramento de Cães Border Collie, dias 03 e 04/12, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 ou www.mahfuz.com.br.

XXIII Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose e de Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmíssiveis, de 05 a 09/12, na Faculdade de Veterinária (UFPel), em Pelotas (RS). Informações: www.ufpel.tche.br ou curso.pncebt@ymail.com.

Curso de Ultrassonografia em Bovinos, de 09 a 11/12, em Pelotas (RS). Informações: 53 3225 3924 ou www.lanceagronegocio.com.br.

Curso de Transferência de Embriões em Equinos, dias 12 a 14/12, no prédio 97, campus da UFSM, Santa Maria. Informações: www.ufsm.br/embryolab e 55 3220 8501.

III Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e Noções de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, de 12 a 16/12, em Cruz Alta (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

Curso Ultrassonografia Aplicada à Reprodução Equina, de 16 a 18/12, em Tapes. Realização: Mahfuz Cursos e Serviços Ltda. Informações: 53 9115 0167 e pmahfuz@gmail.com.


Clique aqui e acompanhe a agenda completa de cursos e eventos


CONCURSOS

Medicina Veterinária
Universidade Federal de Santa Maria – duas vagas no Departamento de Clínica de Grandes Animais: Clínica Veterinária (medicina de suínos) e Clínica Cirúrgica Animal/Obstetrícia Animal. Inscrições até 06/12. Informações: http://w3.ufsm.br/prrh/docentes/1112011/arquivos/edital.pdf.

Processo Seletivo Externo 2011 da ASCAR. Inscrições até 15/12. Informações: www.objetivas.com.br ou www.emater.tche.br.

Zootecnia
Processo Seletivo Externo 2011 da ASCAR. Inscrições até 15/12. Informações: www.objetivas.com.br ou www.emater.tche.br.



EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br .

Edição: Hosana Dias Aprato – Jornalista DRT/RS 15.901
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Contatos: assimprensa@crmvrs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário