segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mosca-dos-estábulos é tema de workshop em Campo Grande

21/11
O inseto tem provocado prejuízo aos proprietários rurais por poderem disseminar uma série de agentes que causam doenças ao gado bovino, tais como bactéria das mastites e da brucelose, ovos de alguns vermes intestinais e o vírus da febre aftosa. Para tentar minimizar os estragos, a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) realiza no dia 21 o Workshop Mosca-dos-Estábulos, no auditório da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.

Conforme o médico veterinário Horácio Tinoco, da Famasul, a conscientização do produtor rural para a limpeza e manutenção de sua propriedade pode contribuir para o controle da mosca-dos-estábulos. Ela se prolifera de forma rápida, por conta do acúmulo de matéria orgânica e as altas temperaturas.

“O produtor deve buscar sempre orientação técnica. O controle é muito difícil, mas a higienização do ambiente pode evitar a incidência da mosca. É preciso manter limpos os locais que possam acumular matéria orgânica como as bases dos cochos de ração, as cocheiras e a cama de frango nos aviários, por exemplo. Não basta retirar a matéria orgânica e mudá-la de local, mas deve ser dado destino correto”, aponta Tinoco, conforme repassado pela assessoria de imprensa da Famasul.

A Embrapa Gado de Corte fica no quilômetro 4 da Rodovia BR-262, na Vila Popular.

O evento oferece 70 vagas e é destinado a profissionais que atuam no controle de pragas, tanto nas indústrias, quanto nas propriedades rurais. Segundo a Famasul, desta vez, o workshop tem como foco palestras de nivelamento sobre o tema e abre espaço para propostas de controle da mosca. Mais informações pelo telefone (67) 3320-9724 .


Fonte: Marcelo Eduardo
Agrolink
http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A236285&xg_source=msg

Nenhum comentário:

Postar um comentário