terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cientistas acham células de 'limpeza' no baço sem que haja infecção

Neutrófilos no local têm papel imunorregulador, segundo pesquisadores.
Incidência de células começa quando feto ainda está se desenvolvendo.

Do G1, em São Paulo

Pela primeira vez, cientistas descobriram que células de “limpeza” chamadas neutrófilos existem no baço sem que haja uma infecção. Segundo estudiosos do Instituto de Pesquisa Hospital del Mar (Imim, na sigla em inglês), em Barcelona, e do Hospital Mount Sinai, em Nova York, essa classe de células sanguíneas que fazem parte do sistema imunológico também tem um papel imunorregulador.
Os neutrófilos são classificados como células de limpeza porque se tratam das primeiras células a migrar para um lugar inflamado ou infeccionado, com o objetivo de destruir os agentes patogênicos. E a existência dos neutrófilos no baço – que ficam localizados em torno dos linfócitos B para ajudar na ativação deles – começa quando o feto ainda está em desenvolvimento, segundo os autores.
Até agora, a literatura científica classificava os neutrófilos apenas como “soldados” encarregados de uma resposta rápida para limitar a expansão de uma infecção, medida adotada para que outras células imunes pudessem erradicar de vez o problema.
Segundo o coordenador do grupo de pesquisa sobre biologia dos linfócitos B do Imim, Andrea Cerutti, o trabalho contribui com um conhecimento totalmente novo no campo da biologia. A pesquisa foi realizada com pessoas de diferentes idades e também com outros mamíferos.
Essa descoberta, portanto, melhora a compreensão sobre os mecanismos com os quais o sistema imunológico nos protege de infecções, requisito essencial para controlar todas as patologias ligadas a elas.
Além disso, o estudo pode abrir portas para novas terapias contra diversos agentes patogênicos e para vacinas capazes de aumentar a capacidade dos neutrófilos no baço.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/cientistas-acham-celulas-de-limpeza-no-baco-sem-que-haja-infeccao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário