quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Felino confirmado laboratorialmente para Raiva, domiciliado no Município de São Paulo

Um Felino do Bairro de Moema foi confirmado laboratorialmente positivo para Raiva,

Histórico

Em 04/10/2011, a proprietária de uma casa que abriga animais encaminhou, ao Serviço de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, um gato que morreu no dia 03/10/2011, para a investigação da causa da morte.

Esgotadas as patologias pesquisadas, o material foi encaminhado para o Laboratório de Diagnótisco de Raiva da referida Faculdade, com resultado de IMUNOFLUORESCÊNCIA POSITIVA PARA VÍRUS RÁBICO, provável variante de morcego (laudo definitivo em andamento).

Há 28 anos não se registram casos de raiva em cães e gatos na Capital (em 1983 ocorreu o último caso de raiva em cão por variante canina).

Investigação:

O Município de São Paulo desencadeou a busca ativa dos casos que tiveram contato com o animal morto.

De 02 a 05/12/2011, foram contabilizados 22 felinos, 5 cães e 15 pessoas, sendo: três moradores (incluindo a proprietária, seu esposo e a filha), uma sobrinha e seus dois filhos frequentadores da casa, sete amigos da filha e dois vigilantes particulares do bairro. Não foram identificados casos sintomáticos, entretanto, há notícias de outras mortes em felinos na mesma moradia.

De acordo com a proprietária, um felino fugiu em 03/12. Vizinhos relataram a presença de morcegos na região, que é muito arborizada.


Informação recebida por e-mail

3 comentários:

  1. Esse ano não houve vacinação anti-rábica gratuita no Rio de Janeiro. Na verdade, a última vacinação foi aquela em que vários animais morreram após a aplicação da vacina.

    Houve vacinação em São Paulo neste ano de 2011?

    ResponderExcluir
  2. RESPONDENDO AO COLEGA ACIMA: AQUI EM SÃO PAULO TAMBÉM NÃO HOUVE VACINAÇÃO GRATUITA! SEGUNDO INFORMATIVO RECEBIDO PELO CRMV, A VACINA FOI DISTRIBUÍDA AOS ESTADOS QUE TIVERAM CASOS RECENTES DE RAIVA HUMANA. ALGUNS CONSULTÓRIOS,COMO O MEU POR EXEMPLO, FIZEMOS CAMPANHA PARA A VACINAÇÃO COM O VALOR MAIS ACESSÍVEL PARA A POPULAÇÃO COMO UMA FORMA DE INCENTIVO À VACINAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no RJ foi dado tal alerta:

    ALERTA S/SUBVISA/SVFSZ Nº 01/2011
    Em virtude da confirmação de casos de Raiva na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro em bovinos, equinos, suíno e morcego, que demonstra a circulação do vírus rábico na região, e da não realização da Campanha Antirrábica de cães e gatos por dois anos no Estado, alertamos aos profissionais, Médicos Veterinários, do risco de ocorrência de casos de Raiva em cães e gatos.
    Desta forma, solicitamos que casos suspeitos ou animais encontrados mortos, sejam notificados através dos telefones 33954709, 33954784, 38726080, 38725039, 38726158, 22249375

    ResponderExcluir