quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ministério admite erro e diz que embargo russo continua

Publicado por Sofia Iba em 21 dezembro 2011

O Ministério da Agricultura informou hoje que está mantido o embargo da Rússia a 26 frigoríficos brasileiros de aves, ao contrário do que dizia uma circular emitida pela pasta na sexta-feira (16) e que chegou ao conhecimento do setor produtivo.

O médico veterinário Vantuil Carneiro Sobrinho, coordenador geral de programas especiais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, admitiu que o texto estava errado ao informar a revogação da suspensão quando na verdade pretendia informar a manutenção do embargo.

Segundo ele, o documento foi preparado para informar as superintendências federais em vários Estados sobre quais unidades seguem proibidas de vender carnes para a Rússia. O Dipoa, afirmou ele, ainda não havia oficializado às superintendências as restrições temporárias impostas a algumas plantas pelo serviço sanitário russo, o Rosselkhoznadzor.

O coordenador do Dipoa disse ter assinado a circular sem perceber o erro cometido pelo técnico que preparou o texto. Por fim, ele afirmou que quaisquer documentos liberando as exportações dependem de um comunicado prévio do serviço sanitário russo, Rosselkhoznadzor, cujos técnicos estiveram no Brasil recentemente e priorizaram as visitas aos frigoríficos de bovinos, deixando aves e suínos em segundo plano.

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A240561&xg_source=msg

Nenhum comentário:

Postar um comentário