segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Rondônia é o primeiro estado autorizado a criar pirarucu em cativeiro

O pirarucu, um dos maiores peixes de rio do país, já pode ser criado em cativeiro no estado de Rondônia. Um acordo nesse sentido foi assinado no dia 21 de dezembro de 2011 entre o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl. O acordo permite a criação e a venda de pirarucu de acordo com a instrução normativa que estabelece critérios e procedimentos para cadastramento de reprodutores da espécie em Rondônia.

O produtor interessado em criar pirarucus em cativeiro tem até 90 dias para solicitar ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e ao Ibama uma vistoria da propriedade. Serão cadastradas as matrizes, com o registro das principais características dos peixes. Os dados serão armazenados em um microchip, que facilitará a exportação do pescado. O controle eletrônico também vai registrar a identidade genética dos peixes, permitindo que os exemplares sejam rastreados desde o nascimento.

O presidente do Ibama chamou a atenção para a criação de peixes como alternativa de desenvolvimento econômico. "A aquicultura se apresenta como uma atividade alternativa que permite maior produção em menos espaço. Onde criamos um boi é possível criar toneladas de peixe, sem desmatar 1 hectare sequer", comparou ele.

No primeiro semestre de 2012, o acordo deve ser ampliada a todos os estados produtores. A venda de pirarucu capturado na natureza continua proibida. O ministro da Pesca disse que a medida é o ponto inicial para o desenvolvimento do cultivo de pirarucus para exportação.

"Rondônia será o primeiro estado [a receber criações autorizadas de pirarucu em escala comercial]. A partir dele virão outros e a criação de pirarucus poderá se estender pelo Norte e Nordeste do país. Logo veremos o pirarucu sendo servido em restaurantes de países como França, Alemanha e Japão".

O pirarucu é o maior peixe encontrado em rios e lagos do Brasil. Pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos. Por causa da carne de textura firme e sabor característico, é considerado o "bacalhau da Amazônia".

PARA SABER MAIS

Sebrae lança manuais sobre engorda e reprodução do pirarucu

Consultoria Embrapa: Produção Comercial de Pirarucu em Cativeiro

FONTE

Agência Brasil
Vinicius Doria - Edição

http://www.agrosoft.org.br/agropag/220277.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário