sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mapa suspende etapa de vacinação contra aftosa no MT

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendendo a uma solicitação do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), suspendeu a etapa de vacinação contra a febre aftosa para bovinos de até 12 meses, que seria realizada em fevereiro, na região de fronteira do estado com a Bolívia. Com isso, esses pecuaristas passam a cumprir o mesmo calendário imposto para o restante do Mato Grosso, com duas etapas anuais, em maio e novembro.

A autorização do Mapa foi baseada em estudos de imunidade indicando que essa suspensão não reduziria o grau de proteção do rebanho. E o Ministério ainda considerou que a medida, além de reduzir gastos dos produtores rurais, também permite redirecionar o pessoal, antes envolvido na vacinação, para outras atividades, como fiscalização na faixa de fronteira e vigilância ativa nas propriedades.

A Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) ressalta que, embora o estado esteja há 16 anos sem focos da doença e os índices de vacinação tenham ficado próximos de 100%, é importante que o Governo exerça forte fiscalização durante as etapas de maio e novembro.

O Departamento de Saúde Animal do Mapa também recomendou, em nota, que o serviço veterinário oficial do Mato Grosso mantenha e amplie seus mecanismos e estruturas de vigilância para prevenir a reintrodução do vírus, considerando os riscos ainda existentes na Bolívia.


20/01/2012 11:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário