terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Novo foco de febre aftosa no Paraguai deve voltar a mobilizar vigilância sanitária no Rio Grande do Sul

Publicado por Sofia Iba em 3 janeiro 2012

Gado da propriedade interditada nesta segunda, dia 2, apresentava sintomas da doença há 26 dias

Com o novo caso de confirmação de foco de febre aftosano Paraguai, a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul deve voltar a mobilizar equipes de vigilância sanitária que percorreram a fronteira do Estado com a Argentina entre setembro e o início de dezembro de 2011 para evitar o risco de o vírus mais temido da pecuária ser reintroduzido no Estado.

O chefe do departamento de defesa agropecuária da secretaria, Eraldo Leão, considera a situação de agora diferente da registrada em setembro, justamente porque a vigilância está mais atenta e preparada. Novas decisões devem ser tomadas em reunião marcada para às 8h desta terça, dia 3.

O veterinário Marcelo Göcks, do serviço de doenças vesiculares da secretaria, estima que barreiras sanitárias podem ser montadas em até dois dias. Göcks avalia que o risco desta vez será menor para o Estado devido à recente vacinação do gado paraguaio e à localização mais ao norte da propriedade suspeita em relação à fazenda onde a doença foi confirmada em setembro.

A suspeita foi tornada pública nesta sexta, dia 30. Segundo o proprietário dos animais, o gado apresentava sintomas de febre aftosa há 26 dias, antes, portanto, de o governo paraguaio declarar o fim do estado de emergência na região do foco que foi confirmado três meses antes.

Para um veterinário do Rio Grande do Sul que atuou em organismos internacionais de combate à febre aftosa e participou de auditorias no Paraguai, o caso reforça a percepção de falta de transparência no país. Em setembro, autoridades paraguaias foram constrangidas por serviços sanitários dos países do Cone Sul a admitir a doença em reunião no Uruguai, quando informações sobre o foco circulavam há ao menos 20 dias.

Fonte:Rural br

http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A241352&xg_source=msg

Nenhum comentário:

Postar um comentário