terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Paraná confirma surto de raiva bovina

Vinte e dois animais já foram sacrificados no Estado por causa da doença
Foto: Duda Pinto / Agência RBS
Mordida de morcegos podem transmitir raiva para o gado

A Secretaria de Agricultura do Paraná confirmou um surto de raiva bovina na cidade de Bela Vista do Paraíso, no norte do Estado. Pelo menos 22 animais já foram sacrificados por causa da doença, entre eles 18 bovinos, dois equinos e uma mula. A secretaria também confirmou casos nas cidades de Primeiro de Maio, Sertanópolis e Florestópolis.

Os focos estão concentrados na zona rural, mas por medida de precaução os morcegos encontrados na área urbana estão sendo capturados pela Vigilância Sanitária.

Segundo a médica veterinária Elzira Jorge Pierre, responsável pela área de raiva do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis), O importante é que produtores adotem medidas preventivas para o combate e acompanhamento dos focos.

Entre as medidas preventivas está a notificação dos casos junto aos Núcleos Regionais da secretaria e às Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) para que se possa acompanhar a evolução da doença nos animais. E em caso de morte, realizar a coleta do material para diagnóstico.

Os proprietários dos animais também devem informar sobre a existência de abrigos de morcegos hematófagos, que podem ser bueiros, casas abandonadas, ocos de árvores, cavernas e outros locais. Paralelo a isso, o produtor deve vacinar seu rebanho contra a raiva bovina. A doença não tem cura, e uma vez contaminado o animal morre. E pode passar dos animais para os homens, levando-os à morte.

Nos animais de criação, a vacinação é feita a partir dos três meses de idade, com reforço após 30 dias, e depois uma vez por ano. Proprietários das áreas próximas onde tenham sido identificados os casos de raiva bovina devem vacinar seus rebanhos e também animais domésticos.

CANAL RURAL E GOVERNO DO PARANÁ
http://pecuaria.ruralbr.com.br/noticia/2012/01/parana-confirma-surto-de-raiva-bovina-3640416.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário