quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Por quê a China vai necessitar de mais carne de frango?

Campinas, 18 de Janeiro de 2012 - Como mostra matéria anterior de hoje, relativa aos 30 principais importadores de carne de frango do Brasil, em 2011 a China passou a integrar o ranking dos “top ten”, colocando-se já como o sexto maior importador do produto brasileiro. Vai precisar mais.
Ontem o próprio governo chinês informou que a população urbana chinesa superou, pela primeira vez, a população rural. Assim, conforme o Bureau Nacional de Estatísticas, no final de 2011 as cidades chinesas contavam com 51,27% de uma população agora estimada em 1,34 bilhão de pessoas.
O processo de urbanização (salvo excelentes políticas de retenção do homem no campo) é irreversível. E tende a evoluir quase geometricamente. Foi o que ocorreu no Brasil a partir de meados do século XX. Como foi, também, o que deu base à expansão da avicultura brasileira: ao sair do campo, o criador de então não só deixou de produzir para si próprio e terceiros, como passou a integrar o rol de consumidores.
A diferença, na China, é que o país não dispõe de condições adequadas para suprir integralmente a demanda crescente. Assim, prevalece a tendência, natural, de recorrer cada vez mais a fornecedores externos.
Não é inverossímil, pois, no curto ou médio prazos, a China se colocar entre os primeiros consumidores da carne de frango brasileira. Mas, para isso, o País precisa estar muito bem preparado.

http://www.avisite.com.br/noticias/default.asp?codnoticia=12840

Nenhum comentário:

Postar um comentário