quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Qualidade de vida para cada fase do pet

Cachorros apresentam mudanças de comportamento e têm necessidades específicas em cada idade

Filhotes, jovens, adultos e idosos. Assim como seus cuidadores, os cães passam por diferentes fases da vida e, junto com elas, vêm as mudanças de comportamento e as necessidades específicas. Prestar atenção ao que o animal precisa faz toda a diferença para o bem-estar e felicidade do animal. Para saber o que o cãozinho precisa em cada fase, o veterinário Adonai Bruno, de Londrina, dá as dicas.

Muito curiosos, os filhotes estão começando a conhecer o mundo, as coisas e as pessoas por meio do olfato. Nesta fase, os animais são extremamente brincalhões, cheios de energia. Portanto, o especialista orienta que não há nada melhor do que o proprietário brincar com o animal, participando de suas descobertas.

''Eles vão querer morder os objetos da casa, passear, correr e brincar, por isso é tão importante que o proprietário tenha disposição para o gasto de energia deles, realizando caminhadas por cerca de três a quatro vezes na semana'', afirma o veterinário. Ele alerta sobre a importância de que a atividade seja realizada sempre em um período mais fresco do dia e em um curto espaço, principalmente se os cães forem pequenos. ''Obrigar um animal de pequeno porte a caminhar por um quilômetro ou mais, como a gente vê por aí, é um crime. Eles não têm resistência para isso.''

Pequenos e frágeis, os filhotes ainda são mais suscetíveis a um grande número de parasitas e precisam de cuidados especiais para ter uma vida saudável. ''Assim que você comprar ou adotar o animal, é fundamental que inicie o programa de prevenção com as vacinações e a desverminação. Lembrando que as doses devem sempre ser realizadas seguindo um período específico, recomendado por um veterinário de confiança'', diz.

Vermifugação

De acordo com o especialista, o ciclo da vermifugação deve ser realizado considerando o nível de exposição do animal aos parasitas externos. ''Animais que vivem em apartamentos estariam, por exemplo, menos expostos aos ectoparasitas, por isso o intervalo vermifugação é maior.''

Durante o primeiro mês de vida, Bruno orienta que a alimentação seja realizada a base de leite materno apenas. Assim como para as crianças, a amamentação para os animais supre todas as necessidade nutricionais do cão durante esta fase. ''Passada essa fase, o proprietário do animal deve iniciar o desmame progressivo, oferendo a ração própria para filhotes umedecida em água morna'', orienta.

De acordo com Bruno, a fase de filhote para os animais de pequeno porte termina com um ano de idade, já para os animais de grande porte, a infância termina aos dois anos de idade.

Fernanda Carreira
Reportagem Local
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2631-20120119

Nenhum comentário:

Postar um comentário