terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Novo vírus de bovinos, ovinos e caprinos atinge 94 fazendas na França

14/02/2012 17:00

Um novo vírus que atinge bovinos, ovinos e caprinos foi encontrado em 94 fazendas no norte da França, de acordo com uma agência de pesquisa francesa. O Schmallenberg, que foi descoberto no ano passado em cidade de mesmo nome na Alemanha, causa diarreia, diminui a produção de leite e provoca defeitos em fetos de seres humanos, cordeiros e bezerros, de acordo com o Centro Internacional de Cooperação e Desenvolvimento de Pesquisa em Agricultura (Cirad). Também foram identificados casos na Bélgica, no Reino Unido e na Holanda.
O vírus é transmitido por moscas e mosquitos e pode ter se espalhado amplamente no último verão, antes de ter sido detectado, segundo o Cirad. Em 1º de fevereiro, o Instituto Federal de Pesquisa de Saúde Animal Friedrich Loeffler disse que 186 fazendas na Alemanha foram atingidas, ante 51 há cinco dias.
Até 26 de janeiro, 76 fazendas na Holanda foram afetadas. A Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), que monitora o comércio de animais entre países, disse que está acompanhando de perto os casos. O vírus não é uma “doença listada”, explicou a OIE, referindo-se a doenças sobre as quais Estados membros precisam notificar a agência quando detectam surtos.
No entanto, “os países foram muito proativos e transparentes na notificação à OIE sobre o aparecimento do vírus Schmallenberg em seus territórios. A supervisão e o controle da doença provaram ter funcionado muito bem”, afirmou. “A OIE está monitorando a situação muito de perto e decidiu reunir um grupo de especialistas nesta semana, para analisar o conhecimento atual (que têm sobre a doença)”, completou. As informações são da Agência Estado.

http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A248938&xg_source=msg

http://tvterraviva.band.com.br/noticia.aspx?n=572564

Nenhum comentário:

Postar um comentário