sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Os grandes importadores de carne avícola da próxima década

Campinas, 17 de Fevereiro de 2012 - Se, atualmente, adquirem no mercado externo volume anual quase similar de carne de aves, Arábia Saudita, União Europeia (27 países) e Japão tendem a apresentar, no início da próxima década, comportamentos bem diferentes. Pois enquanto a Arábia Saudita pode aumentar suas importações em mais de 25%, a União Europeia tende a uma expansão inferior a 10%, enquanto as compras externas do Japão podem sofrer um crescimento real negativo e que, em relação ao previsto para o corrente exercício, pode se expandir não mais do que meio por cento.
Essas previsões, recém-divulgadas, são do Departamento de Agricultura dos EUA e sugerem que os países do Oriente Médio permanecerão como o grande mercado importador de carnes avícolas. Aliás, considerados apenas os 10 principais países e blocos apontados pelo USDA, o Oriente Médio deve continuar absorvendo mais de um terço das importações, a Arábia Saudita mantendo-se como caso à parte.
A ressaltar, no quadro abaixo, a presença da Rússia – como uma curiosidade. Pois o país que foi, até poucos anos atrás, o maior importador mundial de carnes avícolas e que, hoje, já está colocado em posições inferiores, pode reduzir suas importações em até 70%. Nada impede, por sinal, que nesse meio tempo esteja transformado em exportador.


Avisite

Nenhum comentário:

Postar um comentário