terça-feira, 6 de março de 2012

Programa de Educação Humanitária em Bem-Estar Animal se expande em Manaus, AM

Feb 10, 2012
Representantes da Secretaria de Educação, da UFAM e do Grupo de Proteção Animal (GPA)
© WSPA Brasil


No último dia 20 de janeiro, cerca de 300 diretores e pedagogos da rede municipal de ensino de Manaus (AM) conheceram de perto o programa de Educação Humanitária em Bem Estar Animal (EHBEA) da WSPA.

A organização promoveu o encontro para apresentar aos gestores os fundamentos básicos da EHBEA, como a senciência animal e a importância do respeito e a mensuração do bem-estar dos mesmos através do critério das cinco liberdades. Foi também explicado aos docentes a conexão entre a agressão aos animais e a violência entre as pessoas.

A iniciativa foi complementar à inclusão da proposta pedagógica da WSPA “Respeito a Todas as Formas de Vida” dentro da temática “Educação para a Cidadania e o Respeito à vida”, do Programa Continuado de Formação de Professores da Secretaria de Educação de Manaus, ao longo deste ano:

“A WSPA, juntamente com a Chefe da Divisão do Desenvolvimento Profissional do Magistério, Samira dos Santos, e a Dra. Valéria Weigel, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, entendeu como necessário apresentar o tema aos diretores das escolas e os professores de forma que estejam familiarizados com o assunto, para então transmitir aos seus alunos a importância do bem-estar animal em suas aulas. Queremos que esses professores ajudem a formar cidadãos que trarão mudanças responsáveis e positivas em suas comunidades ”, disse Elizabeth MacGregor, Gerente de Educação da WSPA Brasil.

Convênio contempla quase 500 escolas no Estado
Ao todo, quase 500 escolas municipais de Manaus estão inscritas no “Programa Continuado de Formação de Professores” da Secretaria. O curso EHBEA oferece a oportunidade de os professores trabalharem o tema bem-estar animal e desenvolvimento sustentável com crianças de várias idades e conta com a carga horária de 9 horas presenciais e 3 horas práticas de atividades de Ensino-Aprendizagem com as respectivas turmas dos participantes.

Em março do ano passado, um convênio de cooperação firmado entre a WSPA, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus e a ONG local Grupo de Proteção Animal (GPA) permitiu um contato inicial dos professores com o programa EHBEA na cidade. Com o novo acordo, mais escolas poderão ser contempladas com o curso. “Temos boas expectativas em relação à EHBEA em Manaus; a palestra de apresentação teve uma ótima resposta dos diretores e pedagogos, e isso nos mostrou que existe um grande interesse dos mesmos nos assuntos relativos ao bem-estar dos animais”, observou Valéria Weigel, da UFAM.

WSPA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário