sexta-feira, 27 de abril de 2012

Agricultura do estado do Rio produz cartilhas para educação sanitária nas escolas rurais


Direto da Redação
25/4/2012 02:38:00
Objetivo é tornar alunos multiplicadores junto a familiares e comunidade
$alttext
Estado - As crianças -- Bruno, Caio, Pedro e Laura, o cachorro Saliva, o gato Mingau e a vaca Mimosa são alguns dos personagens que levam até os alunos do ensino fundamental da rede pública de escolas rurais fluminenses os programas de Sanidade Agropecuária. 

Os personagens integram as histórias contadas em sete cartilhas produzidas pela Secretaria de Agricultura, com orientação de pedagogos e técnicos da Defesa Sanitária Animal, para conscientizar os alunos tornando-os multiplicadores junto aos familiares e à comunidade.

A coordenadora setorial de Educação Sanitária, da superintendência de Defesa Agropecuária, Rosa Maria Antunes, explica que o material educativo é uma ferramenta de conhecimento e divulgação das principais zoonoses e sua prevenção. 

Queremos integrar as crianças e construir atitudes críticas e prevencionistas. Esse material será utilizado na implementação do Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais”  explicou Rosa.

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, salientou que o processo educativo precede todas as ações de fiscalização que visam resguardar a saúde pública no estado.

Nesta etapa, técnicos da defesa já capacitaram, em 23 municípios, 307 professores de escolas rurais, para que se tornem multiplicadores dos temas relacionados à sanidade animal e vegetal e inspeção de produtos industrializados de origem animal. 

Para 2012, a tiragem das cartilhas educativas soma cinco mil exemplares de cada tema, que serão trabalhados ao longo do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário