sexta-feira, 20 de abril de 2012

Conferência nacional vai debater defesa agropecuária em Salvador


Cerca de quatro mil pessoas, entre agrônomos, veterinários, produtores rurais, técnicos e estudantes estarão reunidos em Salvador (BA), a partir do dia 23 até o dia 27 de abril de 2012, durante a III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, que será realizada pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), por intermédio da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).

A encontro tem como tema central a Responsabilidade Compartilhada. Segundo os organizadores, sendo a defesa agropecuária uma questão de soberania nacional, deve ser encarada como uma responsabilidade de todos, inclusive dos cidadãos comuns, dos consumidores.

Os eixos temáticos incluem abordagens sobre a Copa do Mundo 2014 no Brasil e o papel da vigilância agropecuária frente aos riscos de ingresso de pragas associado ao evento esportivo; a segurança e eficiência na fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras; a qualidade do alimento, rastreabilidade animal e vegetal; a saúde pública (Serviço Unificado de Atenção a Saúde Agropecuária--Suasa) e o acesso a mercados.

Potência mundial

"O Brasil é uma potência agropecuária mundial e, como um player importante que é, está sujeito a barreiras diversas no comércio internacional. No passado, elas eram tarifárias. Hoje, são sanitárias", explica o secretário estadual da Agricultura Eduardo Salles.

A conferência tem também o propósito de difundir o conceito de Defesa Agropecuária como política pública, relacionada a diversos segmentos componentes da agropecuária, como a produção, industrialização, comercialização, saúde pública, sustentabilidade ambiental.

"O evento proporcionará novas avaliações quanto a inovações tecnológicas em Defesa Agropecuária, discutindo ainda as ações de rotina na prevenção de diversas enfermidades transmissíveis ao ser humano e que comprometem a produção agropecuária", diz a presidente da comissão organizadora e pesquisadora da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Jucimara Rodrigues dos Santos.

"Para a Bahia, como também para o país, a III Conferência representará um marco decisivo na conquista de novos mercados, ao divulgar para o público consumidor todos os serviços de defesa agropecuária que garantirão a qualidade e inocuidade dos alimentos destinados ao consumo humano e animal", explica Paulo Emílio Torres, diretor-geral da Adab.

Para mais informações, acesse: www.defesaagropecuaria.com.br.

FONTE

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia

Fonte: AGROSOFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário