quarta-feira, 23 de maio de 2012

Argentina retoma as exportações de carne suína do Brasil


“Está regularizada e reestabelecida a importação da carne suína brasileira pela Argentina”. Com essas palavras, o embaixador da Argentina no Brasil, Luis Maria Kreckler, comunicou o fim do embargo argentino à carne suína brasileira ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. A reunião ocorreu nesta terça-feira, 22 de junho, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contou ainda com a participação do cônsul argentino em São Paulo, Augustín Molin Arambarri.

Segundo o embaixador argentino, o secretário do Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, reuniu-se hoje com os importadores de carne suína para anunciar o restabelecimento da importação da carne suína brasileira. Este é o primeiro gesto argentino de regularização do comércio bilateral, após a reunião ocorrida na semana passada entre os ministros Mendes Ribeiro Filho, Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) com o ministro argentino Héctor Marcos Timerman (Relações Exteriores) e o secretário Guillermo Moreno.
A reunião entre o embaixador argentino e o ministro do Mapa também serviu para tratarem quanto à suspensão sanitária de importações de uvas-passas da Argentina. Mendes Ribeiro Filho informou já ter determinado a liberação das importações, assegurando que vai fazer todos os esforços para imediata solução do impasse e liberação da venda desses produtos para o Brasil.
Técnicos dos governos brasileiro e argentino deverão reunir-se novamente para tratarem das pendências de interesse bilateral, incluindo temas agrícolas, provavelmente no dia 4 de junho, em Buenos Aires. Caso não sejam acordadas soluções para os temas da pauta, o Embaixador argentino sinalizou com a possibilidade de uma segunda reunião no dia 15 de junho, no Brasil.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(61) 3218-3089
Carlos Mota
Carlos.mnascimento@agricultura.gov.br
Palavras-chave: governos brasileiro e argentino carne suína

Nenhum comentário:

Postar um comentário