segunda-feira, 21 de maio de 2012

MA: Aged realiza etapa do processo de sorologia para Aftosa do rebanho maranhense



São Luís/MA

Equipes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), estão concluindo a primeira etapa para o processo de sorologia dos animais. Estão sendo finalizadas visitas prévias às propriedadesrurais selecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos municípios maranhenses. 

Após o término das atividades de visitas, na terceira semana de junho, os fiscais das regionais passarão por mais um treinamento, desta vez, direcionado à fase de coleta de amostras de sangue dos animais. 

gado escolhido em cada propriedade não será vacinado durante a primeira etapa de campanha de vacinação contra a febre aftosa, que por causa da realização da sorologia, teve sua data alterada para o período de 1º a 30 de junho. 

Em todo Maranhão foram sorteadas inicialmente 340 propriedades em 147 municípios, onde parte do rebanho foi selecionada para a colheita de sangue e análise laboratorial, que acontecerá na quarta semana de junho, dando continuidade ao cronograma do inquérito soroepidemiológico para avaliação de circulação do vírus. A sorologia realizada no Maranhão faz parte do projeto do governo estadual de alcançar o status sanitário de Zona Livre de Febre Aftosa, com vacinação, previsto para acontecer no segundo semestre deste ano. 

O diretor geral da Aged, Fernando Lima, ressaltou mais uma vez a importância da participação do criador maranhense durante todas as etapas do processo de sorologia. “Pedimos aos criadores que continuem fornecendo as informações corretas, que não vendam e não movimentem seus animais durante a realização da sorologia. É importante frisar que não serão coletadas amostras de sangue de animais destinados ao abate, estes que têm em média 36 meses de vida. Serão coletadas amostras de animais que têm entre seis e 24 meses”, esclarece Fernando Lima. 

O diretor ainda confirma e agradece a ótima receptividade dos criadores em relação às equipes da Aged, durante as visitas. 

De acordo com dados da Aged, o rebanho maranhense reúne 7.272.822 de cabeças de bovídeos - sendo 7.194.459 bovinos e 78.363 bubalinos, com predominância de gado de corte. Cerca de 790.598 desses animais corresponde a gado leiteiro, sendo a regional de Açailândia a de maior concentração, com 328.123 cabeças. Em seguida a regional de Imperatriz, com 241.107 animais e Santa Inês, que possui 46.116 cabeças de gado.


Fonte: Governo do Maranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário