sexta-feira, 18 de maio de 2012

Parceria vai impulsionar o melhoramento genético do rebanho de bovinos leiteiros


Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 16 de maio de 2012, o edital de chamamento público para seleção de empresa ou consórcio de empresas que irá desenvolver, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, pesquisas genômicas destinadas ao melhoramento genético dos bovinos leiteiros das raças zebuínas. O objetivo é gerar dentro de, no máximo, dois anos uma ferramenta de seleção genômica para as raças Gir Leiteiro, Girolando e Guzerá. 


Segundo o supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação Tecnológica da Embrapa Gado de Leite, Denis Teixeira da Rocha, essa é a primeira vez que a Embrapa realiza esse procedimento para atrair recursos externos destinados ao financiamento das pesquisas.

O chamamento público visa atender à demanda do setor privado de forma transparente. Desde que a Embrapa Gado de Leite iniciou os trabalhos de sequenciamento genético das raças zebuínas para leite, várias multinacionais que estão envolvidas com genômica e melhoramento genético de bovinos demonstraram interesse nos resultados da pesquisa. "Formular um edital de seleção, permitindo que todas as instituições privadas participem foi a forma que encontramos para compartilhar os resultados da pesquisa com a sociedade de forma igualitária", diz o coordenador do projeto Marcos Vinícius Barbosa da Silva.

"Além de selecionarmos o melhor parceiro para a finalização das pesquisas, esta também é uma maneira de nos unirmos à iniciativa privada para acelerar a chegada do produto final ao mercado, consolidando o processo de inovação", diz Denis. A expectativa é que sejam aportados cerca de R$ 3 milhões, além da disponibilidade de equipamentos e profissionais especializados, para trabalhar no projeto de seleção genômica das raças zebuínas para leite. Dez empresas multinacionais já demonstraram interesse em atender ao chamamento público.

O projeto prevê a identificação de genes de interesse econômico para a pecuária de leite de cerca de 10 mil animais. Os trabalhos serão concluídos com o desenvolvimento de uma ferramenta de seleção genômica que irá identificar touros e vacas de maior potencial genético para produção de leite e resistência a várias doenças transmitidas geneticamente. 

"Esta ferramenta irá potencializar o processo de melhoramento genético das raças, trazendo resultados em curto prazo para toda a cadeia produtiva do leite", diz Marcos Vinícius. A empresa selecionada para se tornar parceira no processo de desenvolvimento da tecnologia, terá prioridade na utilização comercial da ferramenta, pagando royalties para a Embrapa e para as associações de produtores envolvidas.

As empresas interessadas em participar do processo terão 45 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para encaminhar as propostas. 

O edital de chamamento público pode ser acessado neste link.

FONTE

Rubens Neiva - Jornalista
Telefone: (32) 3311-7510


Nenhum comentário:

Postar um comentário