quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aumenta número de aves afetadas por gripe aviária no México


O número de aves afetadas por um surto de gripe aviária no oeste do México passou de 1,7 milhão para 2,5 milhões, dos quais quase 1 milhão morreram ou foram sacrificadas, segundo um relatório do governo divulgado nesta quarta-feira.
O dispositivo sanitário aplicado em fazendas do estado de Jalisco abrange 14,4 milhões de aves, de acordo com dados divulgados pelo Serviço de Saúde, Segurança Alimentar e Qualidade Alimentar, ligado ao Departamento de Agricultura.
O governo mexicano ativou na segunda-feira passada um dispositivo de emergência de saúde animal em todo o país na sequência do surto de gripe aviária de alta patogenicidade detectado em 20 de junho. Trata-se de um surto provocado pelo vírus da gripe aviária tipo A, subtipo H7N3, que não afeta os humanos, disseram autoridades.
As medidas de controle foram intensificadas especialmente em Jalisco, estado mexicano que lidera a produção de ovos, principalmente nos municípios de Acatic e Tepatitlán, onde estão a maior parte das granjas afetadas.
A autoridade de saúde disse que "foram revisadas 129 granjas e foram confirmadas, até a noite desta terça-feira, 3 de julho, a presença do vírus exótico em 24 fazendas, mas 10 deram negativo e o resto é acompanhado por diagnóstico laboratorial".
O Serviço de Saúde mexicano reiterou que foi "emitida a licença de importação de uma vacina adequada para controlar o surto e que cientistas mexicanos realizam testes para desenvolver outra de produção nacional". Enquanto isso, na Guatemala, o vice-ministro da Agricultura, Mario Marcucci anunciou a vigilância redobrada ao longo de sua fronteira com o México para impedir que o vírus entre no país da América Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário