quarta-feira, 25 de julho de 2012

Brasil participa de discussão sobre sanidade animal nas Américas


Mapa estará presente em diversos eventos que ocorrem simultaneamente na capital do Chile

A situação da febre aftosa na América do Sul está sendo discutida pelo Brasil e outros países do continente durante a 12ª Reunião do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA 12), nesta terça-feira, 24 de julho, em Santiago (Chile). Durante o encontro, representantes das sub-regiões do COHEFA 12 irão discutir a situação regional da doença e os compromissos de ações para implementar o Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), assumidos em 2010.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será representado no encontro pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) e atual presidente do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), Guilherme Marques. A reunião é organizada pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
As resoluções do evento serão apresentadas aos 12 ministros – entre eles o ministro da Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro Filho – que participarão da 16ª Reunião Interamericana a Nível Ministerial sobre Saúde e Agricultura (RIMSA 16), que ocorrerá no mesmo local, nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de julho. Em paralelo, também serão promovidas a 13ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e um encontro da Comissão Pan-Americana de Inocuidade dos Alimentos (Copaia). 
No dia anterior, também em Santiago, ocorreu a segunda reunião ordinária do CVP em 2012. No evento foram apresentados relatórios de avaliação regional sobre saúde animal e discutidos temas da 2ª Conferência Mundial sobre Febre Aftosa da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês), que ocorreu em Bangcoc (Tailândia), no mês de junho.
COHEFA
O Comitê foi criado em 1987 pelos países das Américas, a fim de garantir a decisão política, identificar estratégias, linhas de ação e gerir recursos para cumprir as metas estabelecidas no PHEFA. A composição do COHEFA inclui representantes de setores público e privado, divididos em sub-regiões: Amazônica, Andina, Caribe, Cone Sul, América Central e América do Norte.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2184/2203
Marcos Giesteira


Nenhum comentário:

Postar um comentário