sexta-feira, 27 de julho de 2012

FAO pede pesquisas globais com vírus da peste bovina


A agência alimentar das Nações Unidas fez um pedido nesta terça-feira (23) para que os países se unam a uma moratória global sobre pesquisas que façam uso do vírus da peste bovina, para garantir que a doença mortal para o gado permaneça erradicada. Doença viral altamente infecciosa, a peste bovina não afeta diretamente humanos, mas mata em poucos dias um animal doente e pode eliminar rebanhos inteiros. O último surto ocorreu no Quênia em 2001.
Chefe do escritório veterinário da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Juan Lubroth, observa que os países “devem garantir que esse material seja mantido em apenas alguns laboratórios seguros para evitar riscos inaceitáveis”. Declarada erradicada há um ano pela FAO e pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), a peste bovina só continua a existir em laboratórios.
Em um comunicado de imprensa, a FAO afirmou que trabalha com a OIE para destruir amostras do vírus de peste bovina potencialmente perigosas e materiais biológicos armazenados em mais de 40 laboratórios em todo o mundo, alguns em níveis insuficientes de biossegurança.
Em duas resoluções internacionais aprovadas no ano passado, os países membros da OIE e da FAO concordaram em destruir os estoques remanescentes do vírus ou armazená-los em segurança em um número limitado de laboratórios de alta segurança aprovados por ambas as organizações. Eles também concordaram em proibir qualquer pesquisa que use o vírus vivo, a menos que seja aprovada pela FAO e OIE.
Fonte: ONU, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário