sexta-feira, 20 de julho de 2012

Missão russa chega ao Brasil em 23/jul para avaliar frigoríficos


A missão de veterinários do Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) chega ao Brasil na segunda-feira (23) e visitará frigoríficos no Rio Grande do Sul, Paraná e Mata Grosso, que desde julho do ano passado foram proibidos de exportar carnes para o mercado russo.
O Ministério da Agricultura informou por meio de nota que os técnicos russos também vão visitar frigoríficos em Goiás e Santa Catarina. Ao todo serão visitados 19 estabelecimentos que abatem e processam bovinos, aves e suínos. Eles também vão inspecionar unidades estaduais de serviços veterinários, laboratórios e propriedades rurais. O grupo será subdividido em três equipes com três inspetores cada, uma para cada tipo de carne.
Segundo a nota, o objetivo da visita é dar continuidade à avaliação do sistema de inspeção e controle de segurança dos produtos de origem animal exportados. O governo brasileiro espera que a visita contribua para que os russos retirem o embargo que no último domingo completou 13 meses.
O Ministério da Agricultura informa que várias negociações e adequações técnicas foram feitas para superar o entrave, como reuniões entre os serviços veterinários dos dois países e visitas técnicas.
Outra iniciativa foi o treinamento de 228 veterinários brasileiros sobre as normas sanitárias da Rússia e o envio de técnicos para visita a laboratórios russos.
Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário