sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ameaça de febre amarela faz Catanduva, SP, vacinar população


A prefeitura de Catanduva (SP) confirmou nesta quinta-feira (30), que aguarda o laudo da morte de dois primatas no Zoológico Municipal. A suspeita é de febre amarela. A situação fez com que a Secretaria de Saúde convocasse a população para uma campanha de vacinação e vão percorrer as proximidades do zoológico para averiguação. Na ação, as unidades de saúde ficarão abertas no período noturno.
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração, é causada por um vírus conhecido como flavivírus. A transmissão ocorre pela picada dos mosquitos Aedes aegypti infectados e não existe contágio de pessoa para pessoa.
Não existe medicamento para combater o vírus. Dependendo da gravidade, a pessoa sente febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelos) e sofre hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão orientar a população próxima ao local onde os macacos morreram, avaliar a situação vacinal dos moradores e eliminar criadouros do Aedes aegypti, principal transmissor da febre amarela. Havendo vacinas em atraso, os pacientes serão encaminhados para unidades de saúde. No caso de pacientes acamados, a vacina será feita em domicílio.

De acordo com a SMS, a imunização é preventiva e atende a orientações técnicas da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde. Os dois primatas também foram submetidos a exames para verificação de agravos de notificação compulsória. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz e os resultados serão divulgados em 30 dias.

A imunização é aplicada em todas as pessoas a partir de nove meses de idade, com reforço a cada dez anos. A vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde. Para receber a dose, basta apresentar a carteira de vacinação. Em caso de perda do documento, o cidadão deve procurar a unidade de saúde onde sempre foi vacinado para verificar o registro da última dose aplicada.

Segundo a Secretaria de Saúde, o município possui cobertura vacinal de 69,59% para a doença, restando um total de 34.469 pessoas para serem imunizadas. Para atender esse público, as unidades com sala de vacina estarão abertas em horário especial, das 17h às 21h, nos dias 4 e 5 de setembro. A Secretaria mantém 16 salas de vacinação à disposição da população. Informações pelo telefone (17) 3531-9300.


Nenhum comentário:

Postar um comentário