sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Argentina entra na OMC contra os EUA em caso de carne bovina


Divulgação/Associação Brasileira de Santa Gertrudis
Foto: Divulgação/Associação Brasileira de Santa Gertrudis
Argentina quer que EUA revogue decisão sobre barreiras sanitárias para carne bovina

País sul-americano alega que restrições à compra do produto, por questões sanitárias, não têm justificativa científica


A Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou, em comunicado divulgado nesta sexta, dia 31, que a Argentina entrou com um pedido de consulta junto à entidade contra os Estados Unidos por impedir a importação de carne bovina argentina. Se o problema não for resolvido em 60 dias, a Argentina poderá procurar um painel de solução de controvérsias. O governo do país já havia anunciado no dia 21 de agosto queapresentaria a denúncia à OMC.
“A Argentina argumenta que as restrições, aplicadas por questões sanitárias, não têm justificativa científica. Também alega que as medidas dos EUA parecem anular ou prejudicar os benefícios usufruídos pela Argentina a partir de acordos da OMC”, diz a nota.
As barreiras sanitárias norte-americanas contra a importação de carne bovina da Argentina têm sido um ponto sensível entre os dois países há muito tempo. Os EUA se recusam a comprar o produto do país sul-americano há anos, alegando temores em relação à febre aftosa. A Argentina, por sua vez, afirma que a Organização Mundial de Saúde Animal certificou o país como livre da doença em 2007, com vacinação de rebanhos. O país alega que essas restrições já custaram milhões de dólares a seus produtores por causa das perdas em possíveis vendas para os EUA.
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário