terça-feira, 21 de agosto de 2012

Estados do Norte debatem gargalos da defesa agropecuária em fórum nacional


Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 20/08/2012 às 15:53
A capital amazonense sediou a primeira reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) do Norte, que contou com a participação de representantes dos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e também de autoridades do setor de defesa agropecuária. O evento aconteceu na Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), promovido pela Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).
As principais demandas dos programas estaduais, como instalação de barreiras sanitárias nos municípios fronteiriços com os estados da Região Norte, para minimizar os riscos de introdução de novas pragas; aquisição de barcos para fiscalização e captação de recursos para implantação de infraestrutura da defesa, foram alguns do temas colocados em pauta. Os representantes do Norte ressaltaram a questão de estabelecer legislações estaduais harmonizadas no que se refere à inspeção de produtos de origem vegetal, embora para muitos desses Estados seja difícil cumprir a legislação federal relacionada à defesa agropecuária em virtude da mesma não considerar as características físicas e geográficas da Região Norte e suas condições específicas.
Para o coordenador do Fonesa Norte, o atual diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Mário Moreira, o encontro é de grande importância para o setor e foi apenas o primeiro, dos muitos que estão por vir. "Os problemas da região agora serão solucionados em conjunto, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, asseverou.

Texto:
Andréa Ferreira - Adepara
Fone: (91) 3210-1106 / (91) 8252-6442
Email: andrea.adepara@gmail.com

Agência de Defesa Agropecuária do Pará
Travessa Piedade, 651 Belém-PA CEP: 66053-210
Fone: (91) 3210-1104/1102
Site: http://www.adepara.pa.gov.br/ Email: gab@adepara.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário