quarta-feira, 8 de agosto de 2012

México sacrifica cerca de oito milhões de aves com gripe aviária

Aproximadamente 8 milhões de aves do estado de Jalisco, no México, foram sacrificadas para frear a expansão do vírus da influenza, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

O Serviço Nacional de Saúde, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (Senasica) informou em comunicado que até agora foram vacinadas 65,8 milhões de aves reprodutoras, de postura e desenvolvimento em 245 fazendas da região dos Altos de Jalisco.

O Senasica disse que nesta região, que abrange 42 municípios, o vírus está controlado, acrescentando que 87 especialistas sanitários estão trabalhando no local e que obtiveram cerca de 40.190 amostras de 401 fazendas.

As autoridades afirmaram que a presença do vírus continua em 41 fazendas, enquanto o número de estabelecimentos livres da epidemia aumentou de 335 para 360.

O organismo explicou que quando se detectam galinhas doentes no processo de vacinação e análise, elas são eliminadas, por isso até agora 8 milhões de aves foram sacrificadas.

O Senasica informou que também foram revistadas 342 fazendas em 19 estados do país, nas quais não se detectou a presença do vírus AH7N3, de alta patogenicidade. As autoridades reiteraram seu pedido aos produtores para evitar mover as aves e os resíduos de zonas afetadas para áreas livres do vírus.

O Senasica insistiu que o vírus não representa nenhum risco para o consumo humano e que as medidas para erradicá-lo têm "como objetivo proteger a produção aviária na região", e anunciou que se fará uma avaliação do processo de vacinação para definir os próximos passos para eliminar a doença.

No final de junho, autoridades mexicanas divulgaram a presença do vírus da gripe aviária no estado de Jalisco, estabelecendo medidas de emergência para conter sua expansão. EFE

Agência EFE

http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A267961&xg_source=msg

Nenhum comentário:

Postar um comentário