segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Novo vírus da gripe suína se espalha nos Estados Unidos


Washington. As autoridades americanas acionaram o sinal amarelo diante da nova cepa do vírus da gripe suína que é transmitida de animais para seres humanos. O alerta é que as pessoas evitem contato com animais infectados após o aumento de cinco vezes no número de doentes.

A maioria dos casos está relacionada com feiras agrícolas, onde os visitantes entram em contato direto com porcos doentes. Este tipo de gripe causa sintomas leves e não se espalha de pessoa para pessoa.

"A situação não é de pandemia" disse o médico Joseph Bresee, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, para sua sigla em Inglês).

"No entanto, que qualquer gripe pode ser perigosa para algumas pessoas, então elas devem ter o maior cuidadoso possível", acrescentou. O número de infectados foi 29 pessoas na semana passada, para 158 nesta semana, devido ao aumento de novos casos em Indiana e Ohio, disse Bresee, que chefia o setor de epidemiologia da gripe no CDC.

A maioria dos pacientes é formada por crianças, talvez porque muitas colaboram na criação, exposições e visitas relacionadas com porcos em feiras agrícolas nos Estados Unidos.

Em casos recentes, 113 ocorreram em Indiana, 30 em Ohio, um no Havaí e um em Illinois, disse Bresee em uma entrevista coletiva a imprensa.

Os números mostram uma variação rápida. Funcionários de saúde de Indiana, disseram na quinta-feira que haviam confirmado sete casos, além dos mencionados por Bresee que elevaria o total para 165. Um ponto de preocupação é que a nova gripe suína tem um gene da cepa da pandemia de 2009, que talvez torna mais fácil a transmissão de outros vírus em suínos.

Não perigosa

"A boa notícia é que esta gripe não parece extraordinariamente perigosa para as pessoas. Quase todos os infectados apresentaram sintomas leves e nenhum corre risco de morte. Dois pacientes necessitaram de internação, mas se recuperaram e receberam alta", disse Bresee.

"O que nos preocupa é o potencial que esse vírus tem de se espalhar entre humanos de forma mais ampla", disse o epidemiologista.

As autoridades temem ainda que mais pessoas possam ser infectadas por causa da temporada de férias que ocorre atualmente no país. "Esperamos também que esses casos não sejam graves", declarou Bresee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário