segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Casos de morte por Brucelose estão aumentando no interior do Brasil




Casos de morte por Brucelose estão aumentando no interior do Brasil
Conhecida tambem como febre de Malta, de Gilbratar, febre mediterrânea, ou febre ondulante, a bruceloseé uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella – Brucella abortus (gado), Brucella suis (suínos), Brucella melitensis (caprinos), Brucella cannis (menos comum) – transmitida dos animais para os homens.
A contaminação ocorre quando eles entram em contato direto com animais doentes ou ingerem leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (queijo e manteiga, por exemplo) carne mal passada e seus subprodutos.
O risco de contrair a infecção é maior no caso de homens adultos que trabalham com a saúde, criação e manejo de animais ou nos abatedouros e casas de carne. No entanto, mulheres e crianças também podem ser infectadas, assim como é possível a transmissão vertical da enfermidade da mãe para o feto. A brucelose humana é considerada uma doença profissional pelos órgãos da Saúde Pública.
Os sintomas são:
O período de incubação pode variar de 5 dias até vários meses. Na forma aguda, de evolução insidiosa, os sintomas podem ser confundidos com os da gripe: febre intermitente/recorrente/ondulante, sudorese noturna (suor com cheiro de palha azeda), calafrios, fraqueza, cansaço, inapetência, dor de cabeça, no abdômen e nas costas.
Na forma crônica, os sintomas retornam mais fortes. Os mais característicos são: febre, fraqueza muscular, dor de cabeça, falta de apetite, perda de peso, tremores, manifestações alérgicas (asma, urticária etc.), pressão baixa, labilidade emocional, alterações da memória. Brucelose é uma doença sistêmica que, nos quadros mais graves, pode afetar vários órgãos, entre eles o sistema nervoso central, o coração, os ossos, as articulações, o fígado, o aparelho digestivo.
Diagnóstico
Levantamento pormenorizado da história do paciente e avaliação clínica criteriosa são fundamentais para chegar ao diagnóstico. Exames de laboratório, como o hemograma, os testes de cultura para isolamento da bactéria no sangue, na medula óssea e em outros tecidos e as provas sorológicas também são muito úteis para estabelecer o diagnóstico.
Tratamento e prevenção
Não existe vacina contra a brucelose humana. A prevenção da doença depende diretamente do controle e erradicação da bactéria nos animais. Nesse sentido, são medidas importantes os cuidados com a higiene pessoal, com os utensílios de trabalho, com o preparo e escolha dos alimentos, principalmente da carne e subprodutos e do leite (que deve ser pasteurizado ou fervido) e seus derivados.
O tratamento da brucelose tem como base a associação de antibióticos (tetraciclina, gentamicina, doxiciclina) e deve ser mantido por seis semanas. Durante as crises da doença aguda, o paciente deve permanecer em repouso e bem hidratado.
Recomendações
O abate sanitário do rebanho é a única forma de eliminar os focos de brucelose;
A doença é uma zoonose de distribuição universal e as medidas de prevenção são as mesmas em todos os lugares;
Os profissionais devem usar roupas, luvas e sapatos adequados, se o trabalho oferecer algum risco de infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário