sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Estudantes da área da saúde terão acesso a banco de dados científico atualizado



15/10/2012 12:51 - Portal Brasil
O portal conta com publicações sistematicamente revisadas, com protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos, vídeos e outras ferramentas, como calculadoras médicas e de análise estatística

Materiais científicos atualizados de 14 áreas da saúde ficarão disponíveis para que estudantes possam realizar consultas nas bibliotecas de suas instituições de ensino. O acesso é possibilitado pelo Portal Saúde Baseada em Evidências, uma plataforma científica mantida pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Francisco Dutra/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Estudantes da área da saúde poderão consultar material científico no Portal Saúde Baseada em Evidências
Ampliar
  • Estudantes da área da saúde poderão consultar material científico no Portal Saúde Baseada em Evidências
A ampliação do serviço - que já está disponível, gratuitamente, para mais de 900 mil profissionais de saúde - foi anunciada na última sexta-feira (12) pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
De acordo com o secretário, é importante viabilizar o acesso ao conhecimento qualificado em saúde desde a formação. “Já somos pioneiros ao possibilitar, aos profissionais de saúde, acesso gratuito a este tipo de conteúdo. Acreditamos que, ampliando para o estudante, criaremos uma rotina de educação permanente preciosa, que vai melhorar a prática profissional, e, consequentemente, o atendimento prestado à população”, explica.
Já está sendo estudada também uma ferramenta técnica para viabilizar o acesso dos alunos através das bibliotecas das instituições de ensino. Atualmente, o portal está disponível para 14 profissões de saúde regulamentadas no País - biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social -, e conta com conteúdos científicos e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos, vídeos e outras ferramentas, como calculadoras médicas e de análise estatística.
Inicialmente, estão sendo ofertadas sete bases indicadas por pesquisadores e docentes de universidades públicas do País: Rebrats, Embase, ProQuest Hospital Collection, Atheneu livros Virtuais, Micromedex, Dynamed, Best Practive – British Medical Journal (BMJ).

Acesso às publicações
O acesso dos profissionais de saúde ao conteúdo científico do Portal Saúde Baseada em Evidências foi lançado no dia 29 de maio deste ano, através de parceria entre o Ministério da Saúde, Ministério da Educação (MEC) e Capes.
Na ocasião, foram disponibilizados para consulta mais de 31 mil periódicos completos e mais de 200 mil trabalhos acadêmicos digitalizados, entre dissertações de mestrado e teses de doutorado.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o objetivo é melhorar a eficiência do trabalho dos médicos no País, além de apostar nos profissionais e gestores que já atuam na área para que tenham informações mais atualizadas e possam tomar decisões mais corretas.
“O portal ajuda os profissionais a tratarem as pessoas em um tempo mais adequado. Um dos grandes problemas hoje é o tempo de demora, de espera para fechar um diagnóstico, para resolver o tratamento. Com esse portal, lá na ponta, o profissional de saúde, onde estiver, vai poder checar o diagnóstico, qual é a melhor forma de fazer o diagnóstico”, disse o ministro.
Foram investidos R$ 10 milhões para a criação do portal e a compra do acervo digital de sete bancos de dados. O acesso ao portal será feito com o número do registro profissional (CRM) e uma senha. A expectativa é cadastrar 1,8 milhões de profissionais de saúde do País.
O objetivo da medicina baseada em evidências é oferecer ao médico e profissionais de saúde subsídio de estudos e práticas anteriores para auxiliar na tomada de decisão.

Congresso Brasileiro de Educação Médica
O anúncio foi feito por Mozart Sales durante o 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), realizado este fim de semana em São Paulo. O evento contou com demonstrações sobre o funcionamento do Portal Saúde Baseada em Evidências e disponibilização de senhas de teste para exploração do conteúdo.
“Escolhemos o Congresso Brasileiro de Educação Médica para divulgação do portal, pois se trata de um evento que conta com ampla participação daqueles que buscam a formação na área de saúde. A partir daqui, saberemos qual é a reação do estudante frente a essa nova ferramenta”, esclarece o secretário.
Foram debatidos temas como, as estratégias de formação associadas a provimento de médicos, a qualidade da avaliação da educação superior, os processos de credenciamento de programas de residência médica, a revalidação de diplomas, e os processos de educação permanente.
O congresso também teve como finalidade comemorar os 100 anos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além dos aniversários de 50 anos da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e da Federação Pan-americana de Faculdades e Escolas de Medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário