quarta-feira, 10 de outubro de 2012

GO: Agrodefesa faz nova sorologia de suínos


Iporã/GO
A agrodefesa apresenta os preparativos para o novo inquérito soroepidemiológico para Peste Suína Clássica em criatórios de suídeos. O procedimento, realizado a cada dois anos, abrange os criatórios de subsistência, as chamadas criações de fundo de quintal, com exigência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que o Estado se mantenha na "Zona Livre da Peste Suína Clássica".

Disponibilizando 68 técnicos divididos em 34 equipes que atuarão nas 18 regionais da instituição. Antes de sair a campo, os servidores passarão por um curso de capacitação  entre os dias 25 e 26 de outubro, no município de Iporá, a 234 km de Goiânia.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (Pess), médica veterinária Poliana de Souza Ferreira Junqueira, o trabalho consistirá na coleta de amostras de sangue de suínos de 318 propriedades sorteadas em todo o Estado, que serão analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Mapa em Pedro Leopoldo (MG).
"A expectativa é de que toda a colheita de sangue seja realizada em outubro e os demais procedimentos em novembro, quando esperamos concluir todo o inquérito soroepidemiológico", completa.
Dando sequência, Poliana Junqueira afirma, que a Agrodefesa procura comunicar-se de forma simples e transparente com o produtor, para que não haja resistência ou desconfiança na relação com os técnicos de campo.
Segundo ela, é importante que o produtor entenda que não se trata de uma ação que possa eventualmente lhe trazer prejuízos. Pelo contrário, ele deve ser o maior interessado, pois a sanidade dos seus animais é sua garantia de sobrevivência na propriedade.
Fonte: Seagro/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário