quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Austrália acaba novamente afetada pela Influenza Aviária 15 anos depois

Campinas, 21 de Novembro de 2012 - Em notificação emergencial transmitida à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na última quinta-feira, 15 de novembro, as autoridades veterinárias australianas relatam a ocorrência de surto de Influenza Aviária caracterizado como de alta patogenicidade.

Ainda sujeito a identificação, o organismo responsável pelo surto pertence ao sorotipo H7 e corresponde ao ressurgimento de um problema registrado pela última vez na avicultura australiana em novembro de 1997, ou seja, 15 anos atrás. O problema envolve um plantel de cinco mil poedeiras criadas ao ar livre (“free-range”), mas a notificação enviada à OIE dá conta de que cerca de 50 mil poedeiras se encontram na mesma área e, portanto, são consideradas suscetíveis à infecção.

No registro anterior, de novembro de 1997, foram afetadas pelo vírus da Influenza Aviária 128 mil aves. Cerca de 40 mil delas morreram em consequência da doença, o que levou ao sacrifício sanitário das aves sobreviventes – em torno de 88 mil cabeças.

Como se vê, demorou para que a Austrália fosse novamente afetada pela doença, mas isso só foi conseguido porque as autoridades sanitárias vêm mantendo, desde o final do século passado, um dinâmico sistema de monitoria do vírus.

Aliás, foi esse sistema de monitoria que impediu que a avicultura australiana também fosse afetada pelo surto de Influenza Aviária causado por vírus do tipo H5N1 que desde o início deste século varre o sudeste da Ásia e acabou atingindo todos os continentes ao redor, exceto a Oceania, onde está localizada a Austrália.
Parece, entretanto, que alguma porta ficou aberta. Ou, então, ocorreu algum relaxamento nos programas de vigilância. De qualquer forma, tudo indica que o invasor não é o temido H5N1.
(Avisite) (Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário