terça-feira, 27 de novembro de 2012

Criadores de ovinos e caprinos devem aumentar os cuidados com rebanho no período chuvoso


 Welcton de Oliveira

A criação de ovinos e caprinos no Tocantins possui um rebanho de 124.391 e 21.698 respectivamente, e vem crescendo em todo o Estado, com isso, surge a necessidade de cuidados básicos no manejo destes animais, principalmente no período chuvoso. 

O inspetor Agropecuário e Responsável Técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Jefferson de Alexandre Pessoa, alerta os criadores para que tomem algumas medidas que evite o surgimento de doenças como a pododemartite – típica do período de chuvas. 

“A principal arma do produtor é a prevenção, por isso, deve-se evitar a introdução de animais com problemas nos cascos, ou provenientes de rebanhos com histórico de doenças como a pododermatite, uma dica é construir pedilúvios nas entradas e saídas das instalações,” ressaltou. 

Além disso, o produtor deve evitar o acesso e permanência dos animais em pastos e instalações excessivamente úmidas e fazer o recolhimento de fezes das instalações diariamente, mantendo os pedilúvios sempre abastecidos com soluções antissépticas. 

Os rebanhos com pododemartite comprovada é indicado o uso de vacina, que embora não seja obrigatória, é fundamental para o tratamento dos animais e deve ser realizada antes do período chuvoso. A vacina pode ser adquirida em casa agropecuária e o próprio produtor pode fazer a aplicação nos animais. 

Vale ressaltar que a inspeção diária do rebanho é fundamental para o diagnóstico precoce dos animais doentes, assim, tratando-os com rapidez a recuperação é eficiente e evitará prejuízos financeiros aos produtores. 

Segundo Jefferson a pododermatite é uma doença comum em rebanhos de ovinos e caprinos e o tratamento baseia-se na limpeza, higienização diária dos cascos afetados e utilização de antibióticos sistêmicos e/ou locais. 

Os produtores que desejarem maiores informações sobre o manejo de ovinos e caprinos devem procurar os escritórios da Adapec em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário