quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Registro de doenças nos bovinos reduz 63% no MT


06/11 
Diagnóstico positivo de animais contaminados com raiva, brucelose e tuberculose ou sob ameaça de desenvolver a doença da vaca louca diminuiu 63% em 2012. Monitoramento realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou 177 casos este ano nestas condições. Em 2011 foram 480 registros. Principal redução foi notada nos número de abates preventivos de animais com potencial para desenvolver encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca). No ano passado foram eliminados 281 animais, enquanto em 2012 serão 27 cabeças, decréscimo de 90%.

Diminuição nos abates é justificada pelo porte das propriedades monitoradas, onde foi flagrado o uso de cama de aviário (mistura contendo restos de ração, penas, substratos e fezes) na alimentação do rebanho, explica o coordenador do Programa de Prevenção da Vaca Louca da superintendência do Mapa em Mato Grosso, Donizeti Mesquita. Nessa quinta-feira (1º) foi sacrificado mais um animal em Tangará da Serra, após ter consumido proteína animal em 2009. “Naquela época não era obrigatório o sacrifício, mas estávamos monitorando e decidimos sacrificar para evitar o risco de contaminação”. Até o final deste mês serão abatidos outros 20 animais, localizados nos municípios de Campo Verde e Nova Marilândia. Sete foram eliminados até agora. Neste ano foram monitoradas 70 propriedades e confirmadas 4 amostras positivas, contabiliza o coordenador do Mapa. “Em 2011 foi confirmado o uso da chamada cama de aviário em 3 propriedades em Mirassol D’Oeste, Reserva do Cabaçal e Curvelândia, mas eram maiores”. Coordenador de Inspeção Sanitária Animal do Indea, Alison Seganfredo Cericatto, acrescenta que o trabalho envolveu um maior estudo de risco e, apesar da diminuição na quantidade de visitas, o resultado foi melhor.

Ele informa que os casos de brucelose no rebanho bovino mato-grossense reduziram 39%, baixando de 86 diagnósticos em 2011 para 52 este ano. Quanto à incidência da raiva, a redução foi de 16,66%, com a confirmação de casos caindo de 96 em 2011 para 80 em 2012. Quantidade de animais infectados com tuberculose aumentou 5,88% este ano, subindo de 17 ano passado para 18 este ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário