quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Brasil estreita laços comerciais com a República Tcheca


Também está sendo concluído o acordo técnico para equalização fitossanitária durante os procedimentos de inspeção para exportação de produtos agrícolas

A cooperação bilateral entre Brasil e a República Tcheca foi o tema predominante da reunião entre o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e a vice-presidente do Senado da República Tcheca, Alena Gajdusková, junto com sua missão adjunta consular. Além da possível extensão de novos termos de promoção da pauta comercial entre os dois países, está sendo concluído o acordo técnico para equalização fitossanitária durante os procedimentos de inspeção para exportação de produtos agrícolas.
Atualmente, entre os três principais produtos importados pela República Tcheca do Brasil estão o fumo, café e carne. Durante o encontro realizado na manhã desta quarta-feira, dia 5 de dezembro, no gabinete ministerial em Brasília, foi solicitada pela comitiva a agilidade nos trâmites junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste sentido, o ministro Mendes Ribeiro designou uma comissão de avaliação para acelerar os processos encaminhados junto à agência.
O ministro evidenciou a importância de estabelecer novas relações comerciais e de pesquisa, a partir da gama de produtos disponíveis pelo Brasil. “O agronegócio brasileiro vem respondendo positivamente para o mundo através do recorde em suas exportações. Isto é fundamental para quem planta e para quem consome”, avalia. Também entre outros assuntos tratados na reunião figuraram a consolidação do Código Florestal brasileiro e os acordos promovidos para área agrícola nos blocos comerciais do Mercosul e União Europeia.
O encontro contou com oito membros da missão adjunta consular tcheca, além da presença do secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(61) 3218-3088
imprensa@agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário