quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo realiza I Workshop de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária


A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, instituição ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realiza nesta quinta-feira (6) o I Workshop de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária - Sanitarista Mirim. A abertura do evento será no auditório da CDA, em Campinas, com a presença da secretária de Agricultura Mônika Bergamaschi.
O Workshop reunirá professores, diretores e secretários de educação das cidades de Guatapará, Novo Horizonte e Presidente Epitácio que durante o segundo semestre de 2012 desenvolveram o projeto Sanitarista Mirim sob a coordenação da Defesa Agropecuária. Participaram desta etapa oito escolas municipais totalizando 363 alunos do quarto ano do ensino fundamental.
Para o coordenador da Defesa Agropecuária Heinz Otto Hellwig, esta parceria trará benefícios significativos à sociedade. “É um investimento que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento está fazendo com o apoio das escolas e dos empresários produtores das regiões envolvidas, colaborando na formação de futuros produtores e consumidores conscientes e responsáveis com a sanidade dos rebanhos, lavouras e produção de alimentos”, ressaltou.
Com o uso de cartilha elaborada especialmente para o projeto, as atividades foram desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Os alunos também participaram de visitas às propriedades e estabelecimentos rurais, monitoradas por engenheiros agrônomos e médicos veterinários do serviço oficial.
“Queremos promover a troca de experiência entre os educadores e, com a ajuda dos profissionais da defesa agropecuária, avaliar o material utilizado em sala de aula para enriquecê-lo com sugestões”, disse a engenheira agrônoma Cleonice Nathalia Sguarezi, responsável pela área de sanidade vegetal do projeto.
“A expectativa é que este workshop trará uma grande contribuição para o aperfeiçoamento do conteúdo e da metodologia do projeto, pois cada município teve uma elaboração especial, com resultados positivos”, explicou a médica veterinária Maria Carolina Guido, que responde pela área de sanidade animal do Sanitarista Mirim.
A intenção é que em 2013 o projeto seja ampliado para 14 municípios paulistas.
Projeto Sanitarista Mirim
O programa de Educação Sanitária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem por objetivo promover a conscientização de crianças (até 4ª série de escolas municipais) e produtores rurais sobre as ações que são necessárias para produção de alimentos com sanidade (livre de resíduos e contaminação), tendo como base uma lavoura sadia, um rebanho saudável, tenha o solo conservado e o meio ambiente protegido.
Serviço:
I Workshop do Projeto Sanitarista Mirim do estado de São Paulo.
Dia: 06 de dezembro de 2012
Hora: Das 9 às 17 horas
Local: Auditório da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – Avenida Brasil, 2.340 – Jardim Chapadão - Campinas – SP – Tel.: 19 – 3045-3350.

Nenhum comentário:

Postar um comentário