sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Outro caso de Influenza Aviária no México; e novamente em Jalisco

Campinas, 18 de Janeiro de 2013 - O caso de Influenza Aviária divulgado pelas autoridades sanitárias mexicanas na semana passada (vide “Influenza Aviária ressurge no México ”) tornou-se “café pequeno”. É que novo caso da doença foi detectado no país e novamente no estado de Jalisco, maior produtor de ovos do México. O anterior ocorreu em Aguascalientes, estado sem maior expressão na produção de ovos.

O primeiro caso em Jalisco começou em junho do ano passado e causou profundo prejuízo à avicultura de postura do México, pois levou ao sacrifício sanitário mais de 22 milhões de poedeiras, deixando perdas diretas estimadas em quase 6 bilhões de pesos (um peso mexicano = R$0,1625). Isso sem contar que houve desabastecimento generalizado de ovos, forçando o México (que tem um dos maiores consumos per capita do mundo) a importar o produto de outros países, inclusive de sul-americanos.

A ocorrência atual foi relatada ontem à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e envolve duas granjas de postura localizadas no município de Encarnación Diaz, estado de Jalisco. Conforme o relatório, o primeiro foco tem um plantel próximo de 200 mil aves com 72 semanas de idade, das quais cerca de 10 mil ficaram doentes e outras 9 mil morreram. Já no segundo foco o plantel é pouco superior a 200 mil poedeiras com 65 semanas de idade e, nele, perto de 20 mil aves apresentaram sintomas da doença ou morreram em consequência dela.

A notificação dá conta, ainda, de que o curso da doença foi sobreagudo, com manifestações clínicas de conjuntivite, edema, cianose, tumefação palpebral, na crista ou na barbela, acompanhadas (em alguns casos) de morte súbita. 

O vírus isolado é do subtipo H7N3, o mesmo responsável pelos casos de setembro de 2012 e pelos mais recentes, de Aguascalientes. 
Fonte: (Avisite) (Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário