sábado, 5 de janeiro de 2013

Peru suspende compra de carne bovina brasileira


Agência RBS
Foto: Agência RBS
Nove países já embargaram a carne bovina brasileira
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou na quinta, dia 3, que o Peru suspendeu a compra de carne bovina do Brasil por 90 dias, segundo informação publicada no Diário Oficial do país. Até agora nove países impuseram restrição às compras da carne brasileira – Peru, Líbano, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Japão, África do Sul, Taiwan, Jordânia e China. A Jordânia suspendeu as compras do gado exportado pelo Paraná e o Chile, de farinha de carne e ossos do rebanho bovino brasileiro.

O motivo da paralisação das importações é a confirmação de um caso não clássico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) em um animal morto no Paraná, em 2010. Até o momento, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) mantém a classificação de risco da carne brasileira como “insignificante” para a doença conhecida como vaca louca.

Representantes do Brasil vem apresentando resultados de exames aos países importadores de carne a fim de esclarecer de que não houve a manifestação da doença. O governo brasileiro ainda não recebeu comunicado formal do Peru sobre o assunto.

De acordo com o Mapa, todos esses países que já deixaram de comprar a carne brasileira são responsáveis por uma pequena parcela das exportações, cerca de 5%. A suspensão que mais preocupa é a da Arábia Saudita, que figura entre os maiores importadores do produto. Ainda assim, o país já autorizou o embarque de gado vivo.



AGÊNCIA BRASIL E CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário