domingo, 13 de janeiro de 2013

SVS alerta sobre riscos de acidentes por animais peçonhentos nos meses de verão


 Nos meses de verão, cresce o risco de acidentes por animais peçonhentos em relação aos demais meses do ano. O aumento ocorre, entre outros motivos, pela maior pluviosidade do período, quando os animais costumam procurar abrigo em locais secos, como as residências, e pela maior exposição da população a situações de risco, como caminhadas em trilhas, cachoeiras e praias. Diante disso, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados a serem tomados para se evitar acidentes com animais peçonhentos, e informa o que deve ser feito em casos de acidentes.

 Em locais ou situações de risco de acidentes por animais peçonhentos terrestres (serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, lagartas), como matas, trilhas, áreas com acúmulo de lixo, serviços de jardinagem, atividade de lazer e limpeza e deslocamento de móveis, utilize sempre equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de couro, botas de cano alto e perneira. Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareça morto, e procure a autoridade local para providências.
 Em locais ou situações de risco de acidentes por animais peçonhentos aquáticos (ouriços-do-mar, águas-vivas e caravelas, arraias, bagres), diversos cuidados são necessários. Em locais rochosos ou com pedras soltas, caminhe sempre com os pés protegidos por calçados firmes de solado antiderrapante (tênis ou sapatilha). Também é importante ficar longe de áreas com grandes populações de ouriços-do-mar, pois estes são responsáveis pela maior parte dos acidentes envolvendo animais marinhos. Banhos em praias onde aconteceram acidentes recentes por águas-vivas e caravelas devem ser evitados. Evite, ainda, tocar buracos e pedras com as mãos desprotegidas. Em rios e lagos, é preciso ter atenção ao risco de ferimentos por arraias, bagres ou qualquer outro animal aquático perigoso conhecido na região. Além disso, manuseie cuidadosamente os peixes durante sua retirada do anzol ou rede de pesca.

Em caso de acidente por animal peçonhento, procure atendimento médico imediatamente. Se possível, lave o local da lesão com água e sabão, e mantenha a vítima em repouso até a chegada ao pronto socorro. Não amarre o membro acidentado, nem tente sugar o ferimento com a boca. A aplicação de qualquer tipo de substancia (pó de café, álcool, entre outros) na lesão também não é indicada. No momento do atendimento, informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal causador, como o tipo de animal, a cor e o tamanho.
Informações adicionais:
 Para mais informações sobre o tema, entre em contato com o Disque Saúde pelo telefone 0800-61-1997 ou acesse o site a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário