terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

EUA e Brasil: 20 principais importadores de carne de frango em 2012

Campinas, 18 de Fevereiro de 2013 - Conforme dados divulgados semana passada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), um total de 152 países importou carne de frango dos EUA em 2012. Já os números da SECEX/MDIC indicam que no ano passado os países que receberam carne de frango de origem brasileira somaram... 152.

Sim, o número de países importadores é exatamente o mesmo. O que muda são os países atendidos. Por exemplo, o Brasil não tem acesso ao México e, menos ainda, aos EUA. Já os EUA (que apontam ter exportado 79 toneladas de carne de frango para o Brasil) nada exportaram para mercados-chave das exportações brasileiras, como Holanda, África do Sul e, e, por razões óbvias, Venezuela - entre outros.

No quadro abaixo são mostrados os 20 principais importadores de carne de frango dos dois países, o volume importado e a participação no total exportado. Os países ressaltados são atendidos conjuntamente por EUA e Brasil. 

A ressaltar que, comparativamente ao Brasil, os EUA são menos dependentes dos 20 principais importadores. No Brasil, eles responderam por 83% do total exportado, enquanto nos EUA essa participação ficou em 75%.

Como curiosidade, vale observar que nenhum dos dois países registra embarques para aquele que, a despeito do baixo consumo per capita, é o segundo maior mercado consumidor do mundo – a Índia.


(Avisite) (Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário