quinta-feira, 7 de março de 2013

México vacina para conter surto de Influenza Aviária


O Serviço Nacional da Saúde, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (SENASICA) do México confirmou ontem que dois milhões de aves terão que ser sacrificadas em uma tentativa de conter o surto que assola o país. As informações foram divulgadas pelo World Poultry. 


De acordo com a última notificação reportada para a OIE no dia 28 de fevereiro, existem 11 focos de IA na região de Guanajuato e mais de um milhão de aves estão suscetíveis ao contágio. As autoridades estão temerosas porque o número está aumentando com rapidez e o impacto logo vai ser sentido no mercado, como ano passado, quando o aumento dos preços foi às alturas em conseqüência de um surto de IA. Das 11 unidades afetadas, cinco são granjas de poedeiras, uma de frango de corte e cinco são de matrizes de corte.

O SENASICA planeja distribuir cerca de 210 milhões de doses por mês da vacina AHN3 em nove estados em todo o país em uma tentativa de conter futuros focos. No final de janeiro, foi detectado a presença do vírus em uma granja em Aguascalientes, no centro do País, graças ao alerta levantado por um produtor de ovos, que notificou aos serviços sanitários o incremento anormal de mortalidade em duas granjas de postura. De imediato, mais de 30 técnicos foram deslocados para a região com o intuito de identificar a causa da alta mortalidade. Exames laboratoriais revelaram tratar-se de um vírus do tipo H7N3 da Influenza Aviária. O sequenciamento genético do organismo apresentou 99% de similaridade com o vírus isolado em junho do ano passado em Jalisco.

Para Ariel Mendes, Diretor de produção da Ubabef, a vacinação pode ser utilizada como uma ferramenta a mais para a contenção do foco. “O México teve uma relativa sorte, se podemos dizer assim, por ter isolado o vírus anteriormente de um pato selvagem. A indicação em casos assim é o sacrifício sanitário, mas nesse caso pode-se utilizar as vacinas nas regiões perifocais”.
O México vive uma situação complicada. Os oficiais estão particularmente preocupados em manter a doença sob controle na região de Jalisco, o maior estado produtor do México. A vacinação de frangos de corte, poedeiras e matrizes está sendo prioridade e a meta é imunizar as regiões de San Luis Potosi, Hidalgo, Tlaxcala, Michoacán, Morelos, Coahuila, Puelbla e Querétaro, a fim de garantir a exportação e o abastecimento interno. Mendes relembra que a utilização de vacinas é uma situação que deve ser avaliada com muita delicadeza. “Tem que estar associado a um programa de sacrifício e utilizado em situação como a do México, onde cerca de um quarto do plantel teve que ser abatido. Deve ter uma utilização criteriosa principalmente por causa da monitoria sorológica que deve ser realizada depois”.

Controle no Brasil
O Diretor da Ubabef acredita que o surto no México é uma preocupação a mais para o Brasil e que o país deve reforçar o monitoramento das aves migratórias que vêm da região. “Alertamos o governo sobre a importância de redobrar a atenção. Apesar de o assunto ter saído um pouco da mídia, o vírus está circulando. O trânsito de pessoas vai aumentar com a chegada da Copa das Confederações. Vamos ter muitos estrangeiros dentro das nossas fronteiras”.

Mendes conta que em reunião com o MAPA, a UBABEF requisitou a inclusão de folhetos explicativos nos aviões desaconselhando aos turistas visitar granjas e a proibição da entrada de alimentos no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário