sábado, 20 de abril de 2013

Cavalos que participam de evento em Avaré, SP, podem estar com mormo


Segundo a Defesa Agropecuária, exames deram positivos para a doença.
Novas análises serão feitas com contraprova nos dois equinos.


Nesta quinta-feira (18), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo afirmou que dois cavalos que participam da 23ª edição do Congresso Brasileiro do Quarto de Milha e do 2º Campeonato Latino-Americano da Raça Quarto de Milha, em Avaré (SP), podem estar contaminados pela doença de mormo, uma infecção que ataca os equinos e pode atingir também outros animais e os seres humanos.
Ainda segundo a coordenadoria, os casos não têm confirmação absoluta, no entanto, os primeiros exames deram positivos. Com isso, medidas de segurança foram adotadas. Enquanto são realizadas novas análises, nenhum animal pode entrar ou sair do Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel.
Os criadores ficaram surpresos com a notícia porque, antes mesmo de levar os animais para o congresso sobre a raça Quarto de Milha, foram obrigados a apresentar o exame com resultado negativo para a doença. Mais de 900 animais estão em expostos. Para deixar o local, terão de fazer novos exames.A confirmação ou descarte da contaminação será feito após nova coleta de amostra de sangue dos animais. O trabalho será realizado no próximo domingo (21) por veterinários de Campinas (SP). Se a contraprova também confirmar que os animais estão com mormo, eles serão sacrificados.
Uma portaria divulgada nesta terça-feira (16) pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento tornou obrigatória a apresentação dos exames em eventos. A resolução que restringiu o trânsito dos equinos em todo Estado de São Paulo foi publicada depois da confirmação da doença de mormo em um cavalo em Araçariguama (SP), na região deSorocaba (SP).
Esta foi a primeira notificação da doença em cinco anos no estado. O cavalo é da raça Anglo Árabe. O animal foi levado para estação de quarentena do Ministério da Agricultura onde será estudado e sacrificado.
A doença mormo é causada por uma bactéria e entre os sintomas estão febre alta, corrimento nas narinas e prostração. A doença é contagiosa.
O aparecimento de novos casos de mormo está preocupando os criadores. O criador de Quarto de Milha, Wagner Natal, disse que outras provas eqüestres já foram canceladas na região.
Exames confirmaram que o animal estava com mormo e, por isso, o cavalo terá que ser sacrificado e a propriedade interditada (Foto: Reprodução/TV Tem)Após cinco anos, mormo volta a afetar equinos no Estado de São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Tem)
http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/04/cavalos-que-participam-de-evento-em-avare-sp-podem-estar-com-mormo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário