sexta-feira, 10 de maio de 2013

Defesa agropecuária investiga morte de cavalos por raiva no interior de SP


Região de Ribeirão Preto tem 4 casos confirmados e outros 3 suspeitos. Departamento diz que ainda é cedo para afirmar surto da doença no Estado.


A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) de São Paulo investiga a morte de quatro cavalos por suposta infecção pelo vírus da raiva na região de Ribeirão Preto(SP). Três suspeitas foram registradas em Guatapará (SP) e uma em Santa Rita do Passa Quatro (SP).
Caso os resultados dos exames sejam positivos, passará para sete o total de animais mortos pela doença desde janeiro - outras três ocorrências já foram confirmadas, sendo dois em Cajuru (SP) e um em Santa Rosa de Viterbo (SP). O departamento informou, entretanto, que ainda é cedo para confirmar um surto da doença.
O diretor do escritório regional da CDA, o veterinário Benedito Carlos Dias, afirmou que um cavalo e um bezerro de uma propriedade particular em Guatapará também estão sendo monitorados porque apresentaram sintomas de raiva nesta quinta-feira (9), mas ainda não morreram.


O veterinário afirmou que desde 2002 o governo de São Paulo suspendeu a vacinação obrigatória antirrábica para equídeos (cavalos, burros, zebras) e bovídeos (bois, cabras, ovelhas, búfalos) devido ao número insignificante de casos registrados.“São sinais do que a gente chama de pedalamento: o animal tenta levantar, mas fica patinando. Inicialmente, eles ficam com os movimentos descoordenados, depois caem ao solo e não levantam mais. Em três ou quatro dias vão a óbito”, explica Dias.

Em 2012, por exemplo, a região de Ribeirão confirmou nove casos de raiva, sendo dois em Cajuru, três em Cássia dos Coqueiros, dois em Santa Rosa de Viterbo e dois em Santa Rita do Passa Quatro.
“Pela informação dos proprietários [das fazendas], existe histórico de mordedura de morcego. Então a gente não pode destacar a possibilidade de um surto de raiva. O que a gente recomenda nesses casos é que os animais sadios sejam vacinados”, orientou o veterinário.
Cavalo é encontrado morto em fazenda de Guatapará com marcas de mordidas de morcego (Foto: Sebastião Elias/EPTV)Cavalo é encontrado morto em fazenda de Guatapará com marcas de mordidas de morcego (Foto: Sebastião Elias/EPTV)http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/05/defesa-agropecuaria-investiga-morte-de-cavalos-por-raiva-no-interior-de-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário