terça-feira, 21 de maio de 2013

Empresa cria aplicativo para facilitar Declaração da Vacina Aftosa


Gratuito, serviço organiza movimentação de estoque entre as vacinações

por Karin Salomão | Edição: Hanny Guimarães
Editora Globo
A BovVacina foi criada para resolver a dor de cabeça do pecuarista na hora de fazer a Delcaração da Febre Aftosa
Até o fim de maio, todos os pecuaristas devem entregar aDeclaração da Vacina Aftosa ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O documento atesta que todo o rebanho foi vacinado contra a doença. Na declaração, está registrado a movimentação de estoque entre novembro – data da última vacinação – e maio. Esse registro pode gerar alguns problemas para o pecuarista, seja por erros de cálculo ou distrações na hora de contar o rebanho. 

Para tornar a tarefa de entregar a declaração mais fácil, a startupBovControl criou um aplicativo que automatiza o processo. Lançada semana passada, “a BovVacina foi criada para resolver a dor de cabeça do pecuarista na hora de fazer a Delcaração da Febre Aftosa”, diz Danilo Leão, diretor da BovControl. 

O aplicativo auxilia a entender a dinâmica do estoque no período entre vacinas, de novembro a maio. Durante todo este mês, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Play Store, loja de aplicativos da Google, ou pelo site da BovControl. As informações são coletadas pelo celular ou tablet e podem ser consultadas por meio de uma página na internet. Depois de responder a oito perguntas, o pecuarista recebe a declaração pronta em seu e-mail. 

Além de organizar os números de compra, venda, nascimento, morte e mudança de era do rebanho, o serviço também detecta erros na contagem e indica correções. Por exemplo, se faltarem cinco vacas no estoque final, o sistema sugere que elas possam ter sido vendidas. Se seis bois estiverem sobrando, elas podem ter saído da fase de vitelo no período. 

A vacinação contra febre aftosa é obrigatória para todo o rebanho. Santa Catarina é o único Estado onde ela não é realizada, por se tratar de zona livre da febre aftosa sem vacinação. 

Com a queda de preços de smarphones, os aparelhos se tornam mais acessíveis. Assim, o diretor da Bov Control busca alcançar o pequeno agricultor com serviços tecnológicos que facilitem o trabalho de controle. Localizada em São Paulo, a startup BovControl é acelerada pela Wayra. 

Mais informações: http://www.bovcontrol.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário