quarta-feira, 29 de maio de 2013

RS: RAIVA BOVINA JÁ MATOU 4 MIL ANIMAIS NO RS EM 2013, DIZ SECRETARIA

Foto: Divulgação

TÉCNICOS FAZEM BLOQUEIOS PERTO DE FOCOS DA DOENÇA PARA CAÇAR MORCEGOS.

Pessoas que tiveram contato com animais infectados precisam de vacina.
Agricultores da Região Noroeste do Rio Grande do Sul estão em alerta. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, 4 mil animais morreram contaminados pela raiva bovina no estado em 2013. O órgão aconselha que pessoas que tiveram contato com a saliva destes animais sejam vacinadas, conforme exibido em matéria do RBS Notícias (confira no vídeo).
A cidade de Porto Lucena, na Região Noroeste, registrou mais de 150 espécies que teriam morrido com sintomas do vírus. De acordo com os produtores rurais, o único caso examinado em laboratório foi comprovado. “Estou bastante preocupado. A vaca de leite é o que garante o pão na mesa”, disse o agricultor Inácio Santinon.
Desde que a doença foi comprovada no município, técnicos fazem bloqueios em um raio de, no máximo, 12 km do foco. A raiva bovina é transmitida por morcegos que se alimentam do sangue. Durante o dia, os homens identificam os esconderijos e a noite capturam os morcegos. Uma pasta anticoagulante é passada no corpo do animal que é solto. Ao voltar para o ninho contaminam outros morcegos que, em cerca de uma semana, morrem.
“Com isso, estamos evitando o caminho do vírus para outras propriedades. Assim a raiva vai ser bloqueada”, explica Jones Amaral, veterinário da Secretaria Estadual da Agricultura.
Outra forma de evitar que a doença se alastre é a vacinação do gado. O governo estadual, no entanto, não fornece as doses. Com o aumento da procura na cidade, algumas agropecuárias precisam buscar as vacinas em outras regiões. Só em Porto Lucena seriam necessárias 46 mil doses. O dono de uma agropecuária Elias Zembowicz está preocupado: “hoje nós temos 4,6 mil doses que estão praticamente vendidas”.
A raiva pode ser transmitida também para as pessoas. Por isso, quem teve contato com a saliva do animal, também precisa ser vacinado. As cinco doses para humanos são gratuitas.

Fonte: G1
http://revistaleite.com.br/raiva-bovina-ja-matou-4-mil-animais-no-rs-em-2013-diz-secretaria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário