terça-feira, 25 de junho de 2013

Falsificação de sêmen, agora é a vez da raça Nelore

A denúncia está na revista veja e atinge o principal touro da raça no momento, Backup, que, segundo a revista, pode não ser filho do Fajardo. O touro tem quase 500 mil filhos (as) no Brasil e no estrangeiro


Sensação de venda de sêmen na raça nelore, o
touro Backup pode não ser filho do touro Fajardo,
diz revista Veja
O touro Radar dos Poções também
foi alvo de investigações e
genotipagem do seu material
genético depois que o mercado do
gir leiteiro foi inundado com
sêmen falso do touro.
Sertãozinho (MG) – No dia 11 de outubro de 2010, o advogado e criador de gir leiteiro José Patrício da Silveira Neto, da Fazenda Santa Isabel, em Pirapora, informa por meio de uma carta ao então presidente da Abcgil – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, Sílvio Queiroz, que a Abcz havia suspendido o registro dos produtos do touro Radar dos Poções, pois havia a suspeita de que seu sêmen havia sido falsificado. Foram dois anos de investigações e verificações de todos os produtos do touro e, durante esse tempo, um sofrimento para os criadores de gir leiteiro.
O problema na Abcz foi resolvido, alguns produtos perderam registro, e o Ministério da Agricultura chegou a conclusão de que houve fraude, mas não identificou o falsificador, as investigações não andaram, pois o Ministério da Agricultura, alegando que nunca recebeu uma denuncia formal sobre o assunto, também não investigou, não acionou polícia para descobrir os responsáveis e os panos quentes foram colocados sobre o assunto e ficou por isso mesmo. Até hoje não se sabe realmente quer distribuiu o sêmen falso no mercado.
Tragédia anunciada
No auge da crise do Caso Radar dos Poções, várias pessoas ouvidas por Girbrasil já avisavam que a prática de falsificar sêmen e trocar identidade de touros é uma prática comum na pecuária de elite do Brasil e citavam que no Nelore isso também acontecia.
Crise no Nelore
Agora a bomba estoura no “colo” do nelore envolvendo a sua principal estrela, o touro Backup. A notícia foi publicada na Coluna Radar On-line da Revista Veja, dizendo que a analise genômica feita por pesquisadores da Unesp revela que o touro não é filho de Fajardo. Mais ainda, diz que “há suspeita de que ooutros 29 touros de grandes criadores estejam na mesma situação”. A revista informa que “ainda não se sabe quem é o pai verdadeiro de Backup”. Segundo veja, a Abcz já foi informada.
Fenômeno
Segundo o Jornalista Sebastião Nascimento, editor de Globo Rural, no Blog do Tião, “Backup é um fenômeno em vários sentidos. Para começar, com pouco mais de um ano de idade já tinha sêmen disponível para venda”.
Backup tem 12 anos de idade e quase 500 mil filhos espelhados pelo Brasil e outros países da América Latina e já produziu 600 mil doses de sêmen, cujos preços variam de R$ 60 a R$ 150 cada. Até então o touro era submetido à produção de sêmen duas vezes por semana, produzindo 800 doses por vez de média.
Segundo o site da CRV Lagoa, Backup é proveniente do núcleo PO da Seleção da CFM Agro-Pecuária e de propriedade de um condomínio formado pela Central CRV Lagoa, empresa belgo-holandesa, com sede em Sertãozinho (SP) em conjunto com Antônio Françolin, Iporanga Agropecuária, Pedro Novis e Ricardo Merola.
Comunicado
A CRV Lagoa antecipou e publicou hoje (24/06/2013) um comunicado em seu site sobre o fato informando que “através do seu programa de melhoramento genético em gado de corte – PAINT, em parceria com a Conexão Delta G e Unesp de Araçatuba, participou de um estudo para a aplicação da seleção genômica em reprodutores bovinos da raça Nelore. Como parte do processo de pesquisa, foi estruturado um banco de material biológico, analisado com a mais poderosa tecnologia de genotipagem de marcadores de DNA”.
Diz também que “o grupo de pesquisa detectou inconsistências nas informações relativas à genealogia conhecida dos animais estudados”. Mais adiante diz que “no caso específico do reprodutor Backup, a hipótese de paternidade está sendo reconfirmada pelo grupo de pesquisa e, em breve, o mercado será comunicado do resultado oficial”.
A Abcz ainda não se pronunciou sobre o acontecimento em seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário