quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mapa lança cartilha eletrônica para prevenção da gripe aviária

Viajantes e produtores brasileiros são alvo da campanha

Para alertar aos passageiros em aeroportos e aos produtores brasileiros sobre os riscos da inflenza aviária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou duas cartilhas em formato eletrônico (clique aqui e aqui para baixar o material). O objetivo principal da ação é manter a produção aviária brasileira livre da doença.
Desenvolvido pelo Departamento de Saúde Animal do Mapa, o material contém informações sobre sinais da doença entre as aves. Entre eles, estão o aumento repentino da mortalidade das aves em um período de 72 horas e mudanças de comportamento, como redução no consumo de ração e andar “cambaleante” das aves.
O vírus se propaga a partir de contato prolongado com animais infectados, suas secreções ou excreções. Seres humanos podem eventualmente ser afetados pelo vírus, mas a transmissão de uma pessoa para outra ainda não foi comprovada. O vírus também pode ser difundido por meio de equipamentos, vestimentas, ração, água e outros objetos contaminados, podendo ser disseminado a aviários não infectados.
Em caso de suspeitas, o produtor deve isolar a área e procurar um médico veterinário do Serviço Estadual de Defesa Sanitária Animal ou da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do seu estado. Outra forma é entrar em contato com a ouvidoria do Ministério da Agricultura pelo telefone 0800 704 1995.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Em 2012, foram vendidos US$ 7,2 bilhões do produto para mais de 140 países.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-3089/2203
Carlos Mota
carlos.mnascimento@agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário