sábado, 8 de junho de 2013

Ministro afirma que Rio Grande do Norte é área livre de aftosa com vacinação

Produtores têm até o dia 30 de junho para vacinar o rebanho

De acordo com o ministro, 22 milhões de animais estão livres da doença no Estado

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, afirmou nesta quinta, dia 6, que o Rio Grande do Norte já é considerado, tecnicamente, área livre de febre aftosa com vacinação. A confirmação foi dada durante visita do ministro ao XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), em Parnamirim, no RN. Andrade também informou que até o final do mês irá fazer o anúncio oficial de que todo o Nordeste passará para o status de livre da aftosa com vacinação.

Durante a solenidade, Andrade ressaltou o empenho do Governo do Estado para a recuperação do setor no RN, com destaque para o trabalho realizado para tornar o Estado livre de aftosa.

– O Rio Grande do Norte está livre de aftosa com vacinação, disso não tenho dúvida nenhuma. Mas vamos deixar para anunciar oficialmente, em um único dia, quando todos os Estados do Nordeste também estiverem. Isso significa muito para a pecuária do nosso país, pois são 22 milhões de animais que estão livres de aftosa com vacinação, o que é uma grande vitória – informou o ministro.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou que o trabalho de vacinação do rebanho potiguar deve ser realizado continuamente.

– É um trabalho contínuo como toda prevenção, inclusive, este é o mês de vacinação. Até o dia 30 de junho todo produtor deve vacinar o seu rebanho para que continuemos a ter o título de área livre de aftosa com vacinação. E dentro de 30 dias, teremos um novo evento quando será anunciado oficialmente que todo o Nordeste estará livre de aftosa. Com isso, conseguiremos mais apoio para fazer crescer ainda mais a atividade no nosso Nordeste – concluiu a governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário