quinta-feira, 13 de junho de 2013

RS: Multas por transporte de cavalos sem GTA estão suspensas até dezembro

Robispierre Giuliani
Foto: Robispierre Giuliani / Arquivo pessoal
Decreto prevê abertura de inquérito epidemiológico para investigar incidência de doenças no Estado
O Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul publicou na terça, dia 11, a suspensão até o final do ano de multas para equídeos transportados sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). O decreto foi assinado na segunda pelo governador Tarso Genro (PT) e prevê ainda a abertura de um inquérito epidemiológico para investigar a incidência de doenças no Estado.
Para Luiz Fernando Mainardi, secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, a suspensão é reflexo da necessidade de ampliar o diálogo, além de valorizar o o cavalo crioulo como símbolo do Estado e o grande número de eventos da raça.
A baixa incidência de resultados positivos entre os exames realizados nos últimos 40 dias - menos de 0,01% - também foi um dos motivos que levaram o Estado a tomar essa decisão, explica a assessoria do governo. A partir disso, os próximos passos serão iniciar o inquérito, previsto para o mês de julho, e discutir a revisão da lei federal que trata do tema.
Os resultados da investigação devem ser conhecidos até o final do ano. Com os dados será possível avaliar se os atestados negativos para anemia poderão ter validade de seis meses. Ainda segundo Mainardi, a adoção de um passaporte equino, em que constariam dados sobre vacinação e resultados de exames, está sendo estudada pela Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário