sexta-feira, 12 de julho de 2013

Tecpar tem nova central de envase de produtos biológicos veterinários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) a construir, na sua sede na Cidade Industrial de Curitiba, novo prédio para central de envase de produtos biológicos veterinários e humanos. Segundo o diretor-presidente do instituto, Julio Felix, conseguir essa aprovação foi uma das etapas mais difíceis do projeto, pois normalmente a agência não permite reunir numa mesma unidade essas duas linhas de produtos.

A gerente de engenharia bioindustrial do instituto, Raquel Sanson, prevê que o projeto final da planta estará aprovada até o fim de julho. São R$ 46 milhões do governo federal, já empenhados, pelo Programa de Investimento no Complexo Industrial da Saúde (Procis), com contrapartida de R$ 10,5 milhões do Governo do Estado. 

A planta conceitual apresentada à Anvisa prevê fluxos de material e de pessoal separados para as duas linhas de produção. Na de biológicos veterinários, o principal produto é a vacina antirrábica para imunização de cães e gatos por cultivo celular. “Com a nova unidade, pretendemos alcançar a meta de produzir 30 milhões de doses de vacinas para atender a demanda do Ministério da Saúde”, diz Raquel.

Já a linha de biológicos humanos vai permitir o envase de anticorpos monoclonais e outros produtos em parceria com o Centro de Produção e Pesquisa em Imunobiológicos (CPPI), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. “Vamos poder terceirizar essa linha também, quando estiver ociosa, gerando recursos ao instituto”, diz a gerente de engenharia bioindustrial.

Informações de Agência Estadual de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário